Conselheiro João Carlos Gomes é o Novo Presidente do CEE/PR 05/04/2021 - 13:07

O novo Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Professor Dr. João Carlos Gomes, nomeado por meio do Decreto n.º 7.124/2021, publicado no Diário Oficial n.º 10.895, de 17 de março de 2021, tomou posse durante a Sessão Plenária do dia 23 de março de 2021, que ocorreu de forma remota e online, tendo em vista os Decretos Estaduais n.º 4.230/2020 e n.º 6.983/2021.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o Secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, e o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona. Os Conselheiros e a ex-Presidente, Maria das Graças Figueiredo Saad, que continua sendo Conselheira Titular do CEE/PR, bem como os servidores do Órgão também prestigiaram o novo gestor.

O Presidente João Carlos Gomes é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestre e doutor em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor titular do Departamento de Odontologia da UEPG no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu – mestrado e doutorado. Possui três livros publicados, 172 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais na área de Odontologia e  22 capítulos em livros de outros autores. Além disso, é Acadêmico titular da Academia Parananense e Brasileira de Odontologia.

Com uma longa trajetória na vida pública, o Professor Dr. João Carlos foi Reitor por três mandatos da UEPG, onde atuou para a consolidação da Universidade, destacando-se pela construção de prédios importantes, como a Biblioteca do Campus de Uvaranas e o Hospital Universitário. Foi responsável pelo investimento nos cursos já existentes e pela criação do curso de Medicina. Presidente do Conselho Superior da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Vice-Presidente do Conselho de Secretários de Ciência e Tecnologia do Brasil, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil, Presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras (ABRUEM), Secretário Municipal de Educação de Ponta Grossa e Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.

Dentre as atribuições do novo Presidente do CEE/PR, destacam-se: a representação do Órgão perante quaisquer instâncias administrativas e judiciais; a convocação de Conselheiros para participar de sessões do Conselho Pleno e das Câmaras; a constituição de comissões especiais, integradas por Conselheiros e/ou servidores do CEE/PR, para realizar estudos de interesse do Órgão e de verificação em estabelecimentos vinculados ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná, com a finalidade de esclarecer dúvidas e/ou situações não dirimidas pelos demais órgãos do Sistema em processos que estejam tramitando no Conselho, bem como a elaboração de portarias e normas decorrentes das deliberações do Conselho ou, quando necessárias, ao seu funcionamento.

Após exercer quase seis anos a função de Conselheiro titular, o desejo do novo Presidente é aproveitar a experiência adquirida durante os três mandatos como Reitor da UEPG, bem como enquanto Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e como gestor da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa para desenvolver uma boa gestão no CEE/PR.