Presidente da CES Participa do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia 02/09/2021 - 16:28

O Presidente da Câmara da Educação Superior (CES), Conselheiro Décio Sperandio, representando o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), participou do lançamento oficial do Fórum Paranaense dos cursos de Pedagogia do Estado do Paraná, no dia 30 de agosto de 2021, às 19 horas. O evento aconteceu por videoconferência, devido ao Decreto Estadual n.º 4.230, de 16 de março de 2020, expedido pelo Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

O evento tem como finalidade atuar em defesa do curso de Pedagogia, e proporcionou um espaço plural para a discussão, socialização de ideias e experiências, construção de enfrentamentos e posicionamentos coletivos das entidades paranaenses, que visa a congregar ações organizadas em prol da crescente melhoria e fortalecimento dos Cursos de Pedagogia e, consequentemente, da educação brasileira.

Participaram do encontro Coordenadores e Professores dos Cursos de Pedagogia das universidades e faculdades públicas federais, estaduais e municipais e particulares do Estado do Paraná, inclusive os de instituições multicampi e pluridepartamentais ou seus representantes legais, assim como representantes discentes e representantes dos profissionais da educação atuantes na Educação Básica indicados pelos Núcleos Regionais de Educação, Sistemas Municipais de Educação e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE).

O Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia se deu a partir da Resolução CNE/CP n.º 02/2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Segundo o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Prof.º Julio Damasceno, “este fórum é um grito de acordar, pois a Pedagogia é um dos principais pilares de formação de professores, e são os profissionais desta área que constitui todas as demais profissões, todos os cidadãos. A Pedagogia forma para além do mundo do trabalho, pois atinge todas as dimensões que compõe o ser humano”.

Durante o evento houve um momento importante que foi a eleição da diretoria do Fórum dos Cursos de Pedagogia. Foram eleitas as Professoras Luani de Liz Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Suzete Terezinha Orzechowski, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro),  respectivamente Presidenta e Vice-Presidenta. Os demais cargos da diretoria serão eleitos no dia 15 de outubro de 2021, conforme o regimento.

Segundo o Presidente da CES, a realização desse Fórum é importante para o debate das políticas educacionais na formação de professores. Neste sentido, o Conselheiro Décio Sperandio ressaltou a importância do profissional de Pedagogia desde a Educação Infantil até a Educação Superior, perpassando todos os níveis de educação e sendo alicerce para todas as profissões.

Assim, destaca-se os cursos de Pedagogia, entendidos pelas instituições de educação superior, representadas por este Fórum, como um curso que garante a formação de profissionais qualificados para atuarem na docência, planejamento, pesquisa e gestão escolar, assim como em cargos de decisões políticas no âmbito da gestão educacional.