CEE

10/07/2018

Presidente do CEE/PR Participa do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof. Dr. Oscar Alves, acompanhado da Presidente da Câmara da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, participou da Primeira Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), no Centro Cultural Ruth Cardoso em Maceió – Alagoas, nos dias 28 e 29 de junho de 2018, que teve como pauta principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No evento foram discutidos os seguintes temas: Dialogando sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio; Perspectivas para a educação brasileira na próxima década; Plataforma de Apoio aos Conselhos de Educação; Estatuto do FNCEE e Debate sobre a Lei de Sistema Nacional de Ensino.A reunião foi  encerrada com a elaboração da Carta de Maceió.

Os participantes tiveram dois momentos de diálogos sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Pela manhã do dia 29, com o consultor Francisco Aparecido Cordão e a Conselheira do Conselho Estadual de São Paulo, Ghisleine Trigo Silveira, e à tarde com a Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Stocco Smole.

Também participou das discussões sobre a aprovação e implementação da BNCC, o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que compôs a mesa redonda sobre o Ensino Médio.

Foram anfitriões do evento o Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), Álvaro Moreira Domingues, o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas (CEE/AL), Eliel dos Santos de Carvalho, e o Superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

“Este evento é uma oportunidade para que tiremos dúvidas sobre este processo de implantação, pois vamos ouvir especialistas do MEC que irão debater e responder questionamentos a todos os participantes”, declarou Álvaro Moreira, no início da reunião.

O Presidente do CEE/AL, Eliel dos Santos, também reforçou a importância do evento.“Os Conselhos Estaduais de Educação de Alagoas têm uma participação importante no desenvolvimento das políticas e a proposta é formatar os currículos da escola, com a comunidade escolar participando ativamente”, avalia Eliel dos Santos.

O Superintendente de Políticas Educacionais da Secretária de Estado da Educação de Alagoas, Ricardo Lisboa, falou sobre a mobilização para a BNCC em Alagoas: “Já constituímos as equipes e estamos em via de apresentar o documento preliminar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que será apresentado em chamada pública, onde as pessoas poderão contribuir para, em seguida, enviar ao CEE/AL. Tudo isto em discussão também com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e a União Nacional dos Conselhos de Educação (Uncme)”.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.