CEE

10/07/2018

CEE/PR participa da Etapa Intermunicipal da 3ª. Conferência Nacional de Educação

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof.º Dr. Oscar Alves e a Coordenadora Técnica Pedagógica, Prof.ª Larice Klichovski,  participaram da Etapa Intermunicipal da 3ª Conferência Nacional de Educação - Conae, a qual teve como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional da Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O Evento foi realizado pelo Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul (NRE-AMS), no dia 18 de junho de 2018.

A conferência foi realizada no prédio do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e contou com representantes dos municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, São José dos Pinhais, Rio Negro e Tijucas do Sul, todos jurisdicionados ao NRE – AMS. Participaram aproximadamente 300 pessoas, entre professores, diretores, pedagogos, funcionários em geral, além de estudantes, pais, representantes de entidades sindicais, de movimentos sociais e de Conselhos de Educação.

A Conae é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público,  articulado com a sociedade e coordenada pelo Fórum Nacional da Educação – FNE, que apresenta as orientações básicas para a organização das conferências municipais, intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal que precedem a etapa nacional. O evento está ocorrendo em todos os municípios do país, com o objetivo de ampliar a participação     nacional no desenvolvimento da educação.

Na Etapa Intermunicipal da 3ª Conae foram estudados e debatidos os oito Eixos do Documento Referência do Fórum Nacional de Educação, abrindo oportunidade de alterar os parágrafos com emendas, visto que os objetivos eram conhecer o Documento Referência proposto pelo Fórum Nacional de Educação-FNE; apresentar emendas ao Documento Referência e encaminhar as emendas do Documento Referência para o Comitê Estadual de Organização da Etapa Estadual da 3ª Conae.

Para a realização dessa etapa da Conferência, a coordenação da 3ª Conae, dos Núcleos Regionais de Educação – NRE, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR, articulou, com os municípios de sua abrangência, a constituição do Comitê Intermunicipal, composto por instituições que atuam na área de educação.

A chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Sul, Prof.ª Euda Mara da Silva Ferreira, enfatizou a Conae como um importante espaço democrático e social para construção da Política Nacional de Educação. “É momento de reflexão sobre as necessidades educacionais, envolvendo os diversos segmentos sociais para definir propostas que contribuam para melhoria da qualidade da educação pública”.

A Conferência finalizou com a realização da plenária, na qual os participantes referendaram as proposições dos debates que ocorreram nas oficinas.
Durante o evento foram eleitos os delegados e suplentes, com suas respectivas representatividades, para a Etapa Estadual que ocorrerá em Curitiba nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2018, etapa que precederá a Conferência Nacional de novembro.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.