CEE

04/12/2018

MEC Homologa Novas Diretrizes do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. As mudanças no currículo não devem acontecer imediatamente, pois dependem da aprovação de uma nova Base Nacional Curricular (BNCC) para essa etapa de ensino, que ainda não foi decidida. As medidas fazem parte da reforma do ensino médio brasileiro.
Portanto, alterações no currículo do ensino médio só poderão ser feitas, após a aprovação da Base Curricular, que ainda está em discussão. Já o Enem deverá refletir as mudanças homologadas somente a partir de 2021, e a modalidade EaD será opcional.

O documento homologado pelo Ministério regula as mudanças feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 2017. Entre elas estão a divisão da carga horária de ensino em duas partes: a primeira segue a Base Nacional Comum Curricular; a segunda é dividida nos chamados "itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias”, que abrangem em quatro áreas de conhecimento: 1) matemática e suas tecnologias; 2) ciências da natureza e suas tecnologias; 3) ciências humanas e sociais aplicadas; 4) formação técnica e profissional.

Cada aluno pode escolher fazer mais de um deles, de forma sequencial ou concomitante, explicou o ministro da Educação, Rossieli Soares, na coletiva. Uma das principais mudanças trazidas pelas diretrizes é que os municípios pequenos terão que oferecer ao aluno, no mínimo, dois desses itinerários.

"A oferta de mais de um itinerário formativo - no mínimo dois - será obrigatória em cada município. E não podem ser dois itinerários de linguagem, têm que ser diferentes. É uma regulamentação importante que está sendo trazida para a lei", avaliou o ministro.

Os alunos poderão, ainda, mudar o itinerário formativo ao longo do curso. Outra novidade importante, segundo o titular da pasta da Educação, é que os itinerários deverão estar estruturados seguindo quatro eixos: investigação científica; processos criativos; medicação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo.

Com a homologação, as redes e sistemas de ensino já podem começar a organizar as novas formas de oferta do novo ensino médio. Para chegar ao formato aprovado, diz o MEC, o Conselho Nacional de Educação (CNE) "recebeu mais de 90 contribuições de várias áreas educacionais de todo o Brasil durante o período de consulta pública, encerrado em outubro passado."

Fonte: G1 e Undime
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