CEE

08/03/2019

Pró-Reitores de Extensão se reúnem com Conselheiros do CEE/PR

Pró-reitores de Extensão das Universidades Estaduais do Paraná estiveram reunidos, no dia 20 de fevereiro de 2019, na sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), com Conselheiros representantes da Câmara de Educação Superior (CES) para discutirem a Curricularização da Extensão, que deve compor no mínimo dez por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, conforme previsto na Resolução CNE/CES n.º 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei Federal n.º 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024.

De acordo com o artigo 3.º da Resolução, a “Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior, por meio de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestações de serviços, e que estejam vinculadas à formação do estudante.

Para o Conselheiro Aldo Bona, a operacionalização da Curricularização da Extensão compreende uma construção conjunta entre Conselho Estadual de Educação e Pró-reitores das instituições, com base nas normas do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“As IES serão internacionalmente importante quanto mais localmente forem inseridas. Entretanto, a comunidade ainda pouco consegue acessar e perceber seus benefícios no âmbito local”, afirmou Bona, que entende o estágio supervisionado como uma oportunidade de extensão e defende a curricularização como forma de reinventar os cursos, adequando-os às necessidades da comunidade.

Opinião ratificada pelo Conselheiro Décio Sperandio, que vê a extensão como um compromisso social e pelo Conselheiro João Carlos Gomes, que destacou a extensão como fundamental na divulgação e fortalecimento das IES, que terão até 2021 para implantarem as atividades de extensão na matriz curricular dos cursos.

Pró-Reitores de Extensão presentes: Prof. Dr. Marcio André Martins (Unicentro), Prof.ª Dr.ª Paula Chuproski Saldan (Unicentro), Prof. Dr. Jeremias Borges da Silva (UEPG), Prof.ª Dr.ª Clóris Regina Blanski Grden (UEPG), Prof. Dr. Marco Antonio Batista Carvalho (Unioeste), Prof.ª Me. Marta Lucia Alves Assenza (Unioeste),  Prof.ª Esp. Sandra Regina Belotto (Unioeste), Prof.ª Dr.ª Mara Solange Gomes Dellaroza, Prof. Dr. Raphael Gonçalves de Oliveira (UENP), Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Castanho (UENP), Prof.ª Dr.ª Solange Straub Stecz (Unespar), Profª. Dr.ª Priscila Antunes Tsupal (Unespar), Profª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana (UEM).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.