CEE

09/07/2019

CEE/PR participa da 52ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

O Conselho Estadual de Educação do Paraná, representado pelo Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Prof. Dr. Oscar Alves, participou da 52.ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), em Vitória - Espírito Santo, nos dias 27 e 28 de junho de 2019.

A solenidade de abertura do evento foi feita pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, e contou com a participação de diversas autoridades e representantes dos Conselhos Estaduais de Educação do país.

Diferentes temas foram debatidos nas mesas redondas, entre eles: A Construção e Implementação dos Documentos Curriculares nos Estados; A Formação de Professores para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); A inclusão educacional: políticas, caminhos e possibilidades; Políticas do MEC para o Ensino Médio; A Estrutura da Secretaria de Alfabetização do MEC e suas Perspectivas; O Papel do FNCEE e dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal para o contexto das políticas educacionais atuais; Posicionamentos sobre os rumos do FNCEE e atuação dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal em seus respectivos estados.

Além disso, durante a 52ª Reunião houve várias palestras, como a Responsabilidade e as Competências dos Conselhos Estaduais, A Formação de Professores no Brasil no Contexto da Resolução n.º 02/15 – CNE e o Novo Ensino Médio: Responsabilidade e Competências dos Conselhos Estaduais.

Para o Conselheiro Oscar Alves, o evento é de suma importância para o debate da educação brasileira, uma vez que vive-se um momento ímpar na trajetória da educação nacional. São vários os questionamentos e poucos os consensos sobre os rumos e soluções a serem adotados, exigindo, desta forma, muita reflexão e debate em todas as instâncias educacionais.

Participantes das Mesas - Redonda: Eduardo Deschamps (Presidente das Comissões do CNE – BNCC e Sistema Nacional de Educação), Danilo Dalmon (Coordenador do ProBNCC – MEC), Ghislene Trigo Silveira (Vice-presidente do CEE/SP), Mozart Neves (Conselheiro do CNE), Suely de Castro Menezes (Conselheira do CNE), Antony Wright (Assessor da Seaf-MEC), Josiane Ferreira da Silva (Coordenadora - Geral de Avaliação Pedagógica da Seaf-Mec), Wisley Pereira (Diretor de Políticas e Regulação da Educação Básica), Marcos Elias Moreira (Presidente do FNCEE), Álvaro Domingues Junior (Ex- Presidente do FNCEE).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.