CEE

10/07/2019

CEE/PR participa de Workshop promovido pela Seed

O Conselheiro Estadual de Educação Jacir Machado Bombonato e a assessora jurídica do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Dra. Elza Fagundes da Silva, participaram, nos dias 04 e 05 de julho de 2019, de um Workshop promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), por meio do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios, para debaterem sobre o planejamento do regime de colaboração entre Estado e Municípios com foco na aprendizagem.

O evento, que aconteceu no Chapéu Pensador, sede da Copel no bairro Bigorrilho, em Curitiba, reuniu mais de 40 pessoas, entre representantes deste Conselho, da Seed, dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), além da Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Ana Lúcia Rodrigues, da Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime/PR), Marli Regina Fernandes da Silva, dos Secretários de Educação dos municípios integrantes do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) e de outros municípios do Estado e do Secretário Regional de Educação do Codinorp, Amauri Monge Fernandes.

Também participaram do Workshop, o Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, o Superintendente Pedagógico da Seed, Raph Gomes Alves, e o ex-Prefeito do município de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu Arruda).

Na ocasião, foram analisadas as frentes de ações do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios; os papéis dos envolvidos no regime de colaboração; as corresponsabilidades das ações propostas aos municípios; e o planejamento estratégico para as ações entre Seed e municípios.

O objetivo do Núcleo de Cooperação Pedagógica é fortalecer o regime de colaboração entre Seed e municípios por meio de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com o Conselheiro Jacir Bombonato, é importante essa parceria entre Estado e municípios e a capacitação dos profissionais para atender às demandas por meio de um planejamento unificado das ações. O Conselheiro citou ainda a necessidade de otimizar  a comunicação entre Estado e municípios por meio de fóruns e a criação de estratégias para a transição de ciclos.

Para a realização do Workshop, a Seed contou com a parceria da Fundação Lemann, do Instituto Natura e da Associação Bem Comum.


Codinorp  – Criado em 2017, é o primeiro consórcio educacional do Paraná, e do país, com o objetivo de reunir pequenos municípios em uma Secretaria Regional de Educação para que os recursos aplicados em cada um deles sejam maximizados e melhor distribuídos, visando uma melhor qualidade de ensino.
Municípios que integram o Codinorp: Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira.

Secretários Municipais de Educação presentes – Elaine Pasti de Oliveira Arrigoni (SME de Jesuítas); Eliane Felício de Souza Tonin (SME de Faxinal); Mara Elizete Martins (SME de Santa Mariana); Marcia Aparecida Baldini (SME de Cascavel); Marcia Mendes Luciano (SME de Manoel Ribas); Mauriza Gonçalves de Lima Meneguasso (SME de Umuarama); Mayra Ilda Moraes (SME de Uraí); Rosa Rodrigues de Carvalho (SME de Ubiratã); Rose Maria Sirço (SME de Ivaiporã);  Vandecy Silva Dutra (SME de Paranaguá); além da Assessora da SME de Londrina, Mariangela Bianchini.                         
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.