CEE

10/07/2019

Conselho Estadual de Educação recebe visita do Superintendente Pedagógico da SEED/PR

O Superintendente Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), Prof. Raph Gomes Alves, acompanhado do chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica, Prof. Jailson da Silva Neco, participou da 6.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), no dia 08 de julho de 2019, a fim de apresentar e clarificar os questionamentos dos Conselheiros a respeito do Programa Aluno Monitor que a Seed almeja disponibilizar para as escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.

Na proposta apresentada pelo Superintendente Pedagógico, o Programa Aluno Monitor será vinculado ao Programa Mais Aprendizagem, e visará atender aos estudantes em ações pedagógicas de enfrentamento e superação das dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, permitindo aprofundar o conhecimento do monitor e dos monitorados sobre os conteúdos, aprimorar a comunicação entre os alunos e viabilizar a formação de liderança.

Os alunos monitores atuarão nos mesmos níveis de ensino que frequentam, tirando dúvidas e ajudando na resolução das atividades propostas pelo professor da sala regular, durante todo o período letivo, em período contraturno, com carga horária de até 4 horas semanais.

Para fazer parte do Programa, tanto o monitor como o monitorado deve ser aluno da escola, ter autorização dos pais, ter disponibilidade de horário, domínio do conteúdo, pontualidade e responsabilidade. A adesão da escola ao Programa Aluno Monitor será opcional.

Segundo o Prof. Jailson da Silva Neco, o principal foco do Programa consiste na atuação dos alunos que tem domínios básicos dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática como monitores, sob a orientação dos professores da Sala de Apoio, contribuindo na aprendizagem dos colegas e na compreensão dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, viabilizando ao aluno monitor o desenvolvimento e consolidação de seu próprio conhecimento.

O Programa Aluno Monitor pode ser considerado uma importante estratégia de cooperativismo para estimular o processo de aprendizagem, diminuir a defasagem de conhecimento, reprovação e abandono escolar, além de fortalecer o protagonismo discente.

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