Gerente de Educação do SESI apresenta o Programa “Nova EJA SESI” ao CEE/PR 27/02/2024 - 11:17

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, demais conselheiros e servidores receberam, durante a 1.ª Reunião Ordinária, a gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI) – Paraná, Jacielle Feltrin Vila Verde, a qual apresentou o Programa “Nova EJA SESI”. Estiveram presentes a chefe do Departamento da Educação Profissional, Daiane Pereira Fraile, e o Coordenador da EJA, Anderson Muniz Canizella, ambos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR).

Presente em todo território nacional e com 75 anos de história, o SESI tem como missão construir o futuro da educação e do trabalho no país. Com o objetivo de tornar a educação mais acessível e adaptada às necessidades do público, a instituição iniciou o Programa "Nova EJA SESI", que representa um marco significativo no compromisso com a educação e o desenvolvimento social nos estados brasileiros. Atualmente, o Programa está presente em 24 estados da federação, no Paraná ainda será implantado.  

O Programa "Nova EJA SESI” foi concebido com uma abordagem inovadora, integrando tecnologia, metodologias pedagógicas modernas e parcerias estratégicas para oferecer uma experiência educacional de alta qualidade. Uma das características distintivas do Programa é sua flexibilidade, que permite aos alunos adaptarem seus horários de estudo de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais. Isso é especialmente relevante para adultos que enfrentam desafios, como conciliar trabalho e estudo ou cuidar de suas famílias.

A Metodologia utilizada é por competências e habilidades, construída junto com estudantes de EJA, por área de conhecimento, 80% EaD e 20% presencial. Além disso, busca incorporar elementos de aprendizado prático e contextualizado, conectando os conteúdos curriculares às experiências de vida dos alunos e às demandas do mercado de trabalho. Isso é complementado por parcerias com empresas e instituições locais, que oferecem oportunidades de estágio e formação profissional aos participantes do Programa. Outro destaque são as unidades móveis da EJA que o SESI planeja implantar, as quais terão como objetivo chegar aos municípios que hoje não são atendidos por unidades físicas do Sistema FIEP e que ofertam essa modalidade de ensino.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, a Educação de Jovens e Adultos oferece oportunidades de melhoria no trabalho e na vida, além de possibilitar a empregabilidade para jovens e adultos desempregados. Ressaltou, também, que o Programa é um avanço significativo rumo à inclusão social e à igualdade de oportunidades para todos.