Maria das Graças Figueiredo Saad é a Nova Presidente da CES 22/03/2024 - 07:51

A Câmara da Educação Superior (CES) do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), elegeu, durante a 2.a Reunião Ordinária de 2024, a Conselheira Maria das Graças Figueiredo Saad como Presidente e a Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan como Vice-Presidente daquela Câmara com base no artigo 10 do Decreto Estadual n.º 5.499, de 03 de agosto de 2012.

A nova Presidente tem formação em Letras; Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão de Ensino e Administração Escolar; especialização em Linguística e Literatura; Mestrado em Educação pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho e bacharel em Direito pela Universidade de Marília (Unimar).

Além disso, possui uma longa trajetória profissional. Iniciou sua carreira como professora de Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Bandeirantes e na Rede Estadual do Paraná, foi Diretora dos Colégios Estaduais Anésio de Almeida Leite e Marques dos Reis, além do Colégio particular Alpha de Educação, todos no município de Jacarezinho; Secretária Municipal de Desenvolvimento Social na mesma cidade e Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. No CEE/PR, foi Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP), membro da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF) e Presidente do CEE/PR (2019-2022) — histórico profissional que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de um trabalho célere e eficaz na CES.

A Vice-Presidente da CES, Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio e mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Cornélio Procópio, possui experiência de atuação na área de gestão pública, ensino da contabilidade, gestão estratégica e auditoria interna. Ademais, foi Presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), onde desenvolveu uma excelente gestão.

Ao Presidente de Câmara compete presidir, supervisionar e coordenar as reuniões e trabalhos da respectiva Câmara, promovendo as medidas necessárias ao cumprimento das suas finalidades; estabelecer a pauta de cada sessão, dando ciência aos membros da Câmara; resolver questões de ordem; exercer o voto de qualidade, quando houver empate nas votações; e articular-se com a Presidência do Conselho para a condução geral dos trabalhos do Colegiado. Na ausência ou impedimento do Presidente da Câmara, o cargo será exercido pelo Vice-Presidente, o qual terá as mesmas competências.