5º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO SINGLE-SEX 26/10/2015 - 09:40
5º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO SINGLE-SEX
Dr. Dirceu Ruaro *
Curitiba sediou nos dias 13 e 14 de outubro, o 5º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO SINGLE-SEX, no Hotel Bourbon, com a organização do Solar Colégios, em colaboração com a Rede ALCED (Asociación Latinoamericana de Centros de Educación Diferenciada).
O tema principal abordado foi: “Os principais desafios da educação no Século XXI”.
O Congresso teve por objetivo difundir o modelo da educação single-sex como uma opção para contribuir para os desafios da educação no mundo contemporâneo. Além disso, proporcionar um espaço de reflexão e diálogo entre pais, professores e educadores.
Teve, também como meta, oferecer uma oportunidade para fortalecer a associação entre as entidades latino americanas que adotam esse modelo educativo e estabelecer laços com profissionais de escolas de diversos países propiciando a troca de experiências.
A abertura, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof. Dr. Oscar Alves, que manifestou sua satisfação e honra em participar do evento, deixando uma mensagem de otimismo e confiança no trabalho realizado pelos educadores presentes, na direção de uma escola de qualidade e uma educação humanizada.
Na primeira parte da abertura, a Sra Elisabeth Vierheller, da ALCED- Argentina, e o Sr. Josep Maria Barnils da EASSE, apresentaram um panorama geral da educação single-sex na América Latina e no mundo.
Trouxeram dados estatísticos da presença dessa metodologia educacional na em muitos países, inclusive no Brasil, na Alemanha e na Rússia, entre outros, ressaltando a importância e a forma de educar dessa organização.
Na sequencia, houve a intervenção da Prof. Lenise Garcia da Universidade de Brasília, que abordou o tema Desafios da Educação no Brasil, fazendo uma retrospectiva da LDB, do Plano Nacional de Educação e abordou, com propriedade, questões inquietantes e desafiadoras da construção e adoção de uma Base Nacional Comum Curricular para a educação Básica.
Das falas iniciais pode-se afirmar que a Educação Diferenciada tem por objetivo tratar a todos de um modo diferenciado, dando uma educação a cada um de acordo com suas necessidades, educando personalizadamente a cada um.
Se este é o século da educação então é necessário construir o futuro e para os congressistas, construir o futuro significa construir o presente, criando um desejo para hoje que se dirija para o amanhã.
* Dr. Dirceu Ruaro é Educador, Escritor e Conselheiro do CEE/PR
Dr. Dirceu Ruaro *
Curitiba sediou nos dias 13 e 14 de outubro, o 5º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO SINGLE-SEX, no Hotel Bourbon, com a organização do Solar Colégios, em colaboração com a Rede ALCED (Asociación Latinoamericana de Centros de Educación Diferenciada).
O tema principal abordado foi: “Os principais desafios da educação no Século XXI”.
O Congresso teve por objetivo difundir o modelo da educação single-sex como uma opção para contribuir para os desafios da educação no mundo contemporâneo. Além disso, proporcionar um espaço de reflexão e diálogo entre pais, professores e educadores.
Teve, também como meta, oferecer uma oportunidade para fortalecer a associação entre as entidades latino americanas que adotam esse modelo educativo e estabelecer laços com profissionais de escolas de diversos países propiciando a troca de experiências.
A abertura, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof. Dr. Oscar Alves, que manifestou sua satisfação e honra em participar do evento, deixando uma mensagem de otimismo e confiança no trabalho realizado pelos educadores presentes, na direção de uma escola de qualidade e uma educação humanizada.
Na primeira parte da abertura, a Sra Elisabeth Vierheller, da ALCED- Argentina, e o Sr. Josep Maria Barnils da EASSE, apresentaram um panorama geral da educação single-sex na América Latina e no mundo.
Trouxeram dados estatísticos da presença dessa metodologia educacional na em muitos países, inclusive no Brasil, na Alemanha e na Rússia, entre outros, ressaltando a importância e a forma de educar dessa organização.
Na sequencia, houve a intervenção da Prof. Lenise Garcia da Universidade de Brasília, que abordou o tema Desafios da Educação no Brasil, fazendo uma retrospectiva da LDB, do Plano Nacional de Educação e abordou, com propriedade, questões inquietantes e desafiadoras da construção e adoção de uma Base Nacional Comum Curricular para a educação Básica.
Das falas iniciais pode-se afirmar que a Educação Diferenciada tem por objetivo tratar a todos de um modo diferenciado, dando uma educação a cada um de acordo com suas necessidades, educando personalizadamente a cada um.
Se este é o século da educação então é necessário construir o futuro e para os congressistas, construir o futuro significa construir o presente, criando um desejo para hoje que se dirija para o amanhã.
* Dr. Dirceu Ruaro é Educador, Escritor e Conselheiro do CEE/PR