Arcebispo Dom Peruzzo participa da Reunião Plenária do CEE/PR 03/12/2021 - 13:18

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), após 18 meses de reuniões plenárias online, retomou as atividades presenciais, no dia 29 de novembro de 2021, durante a 11.ª Reunião Ordinária realizada na sede do CEE/PR, com a presença de todos os Conselheiros Titulares e servidores do Órgão. Para dar início a este novo momento, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, agraciou a todos com sua presença e palavra.

Dom José Antonio Peruzzo é natural do município de Cascavel, nascido em 19 de abril de 1960, foi nomeado bispo dos municípios de Palmas e Francisco Beltrão pelo Papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005. Tem como lema episcopal “Fazei discípulos e Ensinai”. Possui mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atualmente, desenvolve a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é o Bispo referencial da Catequese no Regional Sul-2 do Estado do Paraná. Foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba no dia 07 de janeiro de 2015, pelo Papa Francisco e tomou posse no dia 19 de março do mesmo ano.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, disse “que a presença de Dom Peruzzo é muito importante nesse momento de retomada das atividades presenciais do Órgão, independente da crença de cada um, pois permite que a esperança seja renovada e que este período de afastamento físico possa ter servido para trazer reflexões sobre a vida, uma vez que nenhum de nós deixou, seja na família ou no trabalho, de passar momentos tensos, em maior ou menor quantidade”.

O arcebispo disse que ficou surpreso com a familiaridade entre as pessoas no CEE/PR, fato que favorece, segundo sua perspectiva, ao debate mais livre das questões delicadas da Educação. Segundo ele, “nunca terá sido dito tudo sobre a Educação. Assim como o amor, a família e a vida comunitária, a cada tempo, novos desafios, experiências e insuficiências surgirão, por isso é preciso sempre ter inspiração originada não somente no domínio técnico, pois não é possível educar sem amor, sabedoria e relação com o outro”.

Ainda para Peruzzo, o campo semântico da Educação vem da experiência de conduzir. Ressalta que o fascismo e o nazismo se utilizaram da educação para dinamizar seus respectivos sistemas, ao mesmo tempo as experiências, inclusive as bíblicas, aquelas mais nobres, mais libertadoras, estiveram também ligadas ao campo semântico da Educação.

Por fim, destacou que “o campo da Educação é uma das melhores expressões para se construir belíssimos altares fora dos templos. Por exemplo, no CEE/PR a Educação é deliberada e em tempos de pluralismo, debates e combates, é preciso uma capacidade imensa de diálogo e conhecimento profundo da pessoa humana. Deve-se entender que a Educação é objeto de muita santidade, por isso que é preciso oferecer à comunidade o que há de melhor em nós”.

Aproveitando esse momento de reflexão com o arcebispo Dom Peruzzo, foi realizada a cerimônia de entronização na galeria dos ex-Presidentes do Órgão, da foto da Conselheira Maria das Graças Figueiredo Saad, que presidiu entre 11/03/2019 à 21/03/2021. A ex-Presidente tem uma longa trajetória profissional, iniciou sua carreira como professora de Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Bandeirantes e na Rede Estadual do Paraná. Seguiu como Diretora dos Colégios Estaduais Anésio de Almeida Leite e Marques dos Reis, além do Colégio particular Alpha de Educação, todos no município de Jacarezinho. Também foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Social naquela cidade e Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Com sua experiência, desenvolveu uma excelente gestão no CEE/PR.