CEE/PR Celebra Outubro Rosa 27/10/2022 - 16:50

As servidoras do  Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) celebraram o Outubro Rosa, mês comemorado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

O movimento internacional de conscientização para a constatação precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama - o laço cor-de-rosa - foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA)  e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença desde então.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. Atualmente, as cidades iluminam seus monumentos com luzes rosas no mês de outubro para celebrar a causa.

O Brasil possui uma das maiores políticas públicas do mundo no enfrentamento ao câncer, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Mesmo com todo o investimento, a eficiência na atenção básica é fundamental, porque prevenir o câncer de mama é diferente de diagnosticar precocemente.
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante, dentre outros.

A Secretaria-Geral do CEE/PR, Claudia Mara dos Santos, disse “que é muito importante para o Órgão celebrar o Outubro Rosa com as servidoras, pois acredita que a conscientização sobre a doença pode reduzir os índices de mortalidade e também trazer apoio àquelas que estão com a patologia”.

Mulheres do CEE/PR: Adriana Thomé; Adriana Guimarães Boiko; Anelise Pires da Silva; Andressa Alves Watanabe Schindler; Angélica Maria de Freitas; Barbara Reis Chaves Alvim; Beatriz Amaral Ferreira da Silva; Beatriz Kozicki; Berenice Aparecida dos Santos Ramos; Cássia Aparecida Stein; Claudia Mara dos Santos; Clara Gurski; Daniele Mialik Wagnitz; Elizete de Carvalho Puchalski; Elza Fagundes da Silva; Izabelle Ricardo Ramos Mayerle; Joana Miranda Petry; Joceli Terezinha Vani Maciel; Lucineide Gurski; Larice Nadia Pajewski Klichovski; Marcia Buzzato; Márcia Helena Kovalhuk Pereira; Margarete de Souza; Maria Regina Rodrigues Garcia; Mary Stella Kovalhuk Cotrim da Silva; Onice Parreira de Andrade; Renata Cristina Lopes; Rosana de Fatima Cartelli; Rosimari Patrício Figueiredo; Silvania de Oliveira; Silvania Telles Bettega; Stela Maria Silva Celli; Terezinha Lima Pereira e Vilma de Souza Trindade da Silva.