CEE/PR Participa de Palestra sobre o Ensino Médio e o Enem 24/04/2018 - 08:10

O Conselho Estadual de Educação representado por seu Secretário-Geral, Cleto de Assis, os assessores jurídicos, Vana Nogueira, Marcia Buzatto e André Leon e a Coordenadora da Assessoria Técnica Pedagógica, Larice Klichovski, participou da palestra sobre o Novo Ensino Médio e o Enem, proferida pelo Prof. Álvaro Moreira Domingues Júnior, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE).

Na palestra, que abordou o Novo Ensino Médio no contexto da Educação Básica, o Prof. Álvaro afirmou que é imprescindível considerar a dinâmica social contemporânea, devido as rápidas transformações nos contextos nacional e internacional, que atingem diretamente as populações jovens.

O palestrante defendeu, ainda, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve criar alternativas que superem a fragmentação dos conhecimentos e tornem o trato  com o saber um desafio mais prazeroso para os estudantes, como propiciar  a organização das competências e habilidades, garantindo a articulação entre os componentes de cada área e entre as áreas de conhecimento, levando em consideração as mudanças rápidas no mundo digital e do trabalho. Diante deste contexto, a BNCC segundo ele, apresenta determinadas competências: valorizar e respeitar a diversidade; desenvolver seu potencial pessoal; cooperar com os outros; usar informações; adotar métodos eficazes de trabalho; resolver problemas; usar de criatividade; comunicar-se apropriadamente; exercitar julgamento crítico; utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação. Outro ponto que merece destaque na BNCC, segundo o Prof. Álvaro, são os itinerários formativos, compilados da seguinte forma: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

O Presidente do FNCEE ainda abordou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho do estudante e proporciona o acesso à Educação Superior e aos Programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni, Pronatec e Instituições Portuguesas. O Enem ainda é pré-requisito para adesão ao Financiamento Estudantil (Fies) e a inserção no mercado de trabalho por meio da referida avaliação. Mas as mudanças previstas para o Ensino Médio resultarão segundo ele, em transformações nas perspectivas e avaliação do Enem.

O palestrante é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e licenciado em Biologia pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Administração Escolar pela Universo. Foi presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal no biênio 2015/2017. É membro do Conselho de Educação do Distrito Federal.

GALERIA DE IMAGENS