CEE/PR Participa do I Fórum Ampliado da Uncme 27/11/2018 - 15:00

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Dr. Oscar Alves e demais conselheiros, participaram no dia 07 de dezembro de 2018, no Auditório do Colégio Adventista de São José dos Pinhais, do I Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação do Paraná.

O evento reuniu profissionais da Educação do Estado e dos municípios, comunidade escolar e convidados que, na ocasião, acompanharam, em São José dos Pinhais, apresentação da Deliberação nº 03/18, do Conselho Estadual de Educação, que normatiza o Referencial Curricular do Paraná para 2019, conforme a BNCC. O Paraná foi um dos primeiros Estados a entregar ao MEC documento elaborado entre os municípios com sistema próprio.

Segundo Ana Lucia Rodrigues, pedagoga, Presidente do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais e vice da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), que esteve presente durante o fórum, a Deliberação da base “é um documento orientador elaborado e direcionado aos municípios que instrui o que deve ter na grade curricular das escolas municipais públicas e privadas a partir do próximo ano letivo”. Para Ana, “o referencial curricular do Paraná representa às crianças, adolescentes e jovens o direito de aprendizagem que necessita ser contínuo em todos os municípios do Estado, ou seja, a base de ensino municipal precisa ser igual respeitando características culturais de cada local”.

O Presidente do CEE/PR, Dr. Oscar Alves disse que “no Estado do Paraná, a elaboração do documento Referencial Curricular ocorreu em regime de colaboração e que todas as sugestões advindas da Consulta Pública foram analisadas, e, quando pertinentes, foram acrescidas ao documento”. Ressaltou também, que durante o processo de elaboração, do Referencial Curricular as decisões do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) foram respeitadas, assim como as do Conselho Nacional de Educação.

O Chefe do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, disse que o “processo de elaboração do Referencial Curricular preocupou-se em assegurar os direitos e objetivos de aprendizagem”, e que o “documento reflete a autonomia das instituições e pessoas que ajudaram na sua elaboração”. Ressaltou também que o documento contou com mais de 75 mil contribuições, inclusive de escolas particulares.
A superintendente da Educação do Estado do Paraná, Inês Carnieletto disse que devido a relevância  do Referencial Curricular, no primeiro semestre de 2019, será trabalhado com os professores este documento, durante a Semana Pedagógica.


GALERIA DE IMAGENS