CEE/PR Prestigiou o Concerto da Orquestra Filarmônica da UniCesumar 22/08/2022 - 15:34
A Secretária-Geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Claudia Mara dos Santos, e demais servidores do Órgão prestigiaram o Concerto da Orquestra Filarmônica da UniCesumar (OFUC), que teve como tema “O Fantasma da Ópera”. O evento ocorreu no Teatro Guaíra, em Curitiba.
A Orquestra Filarmônica UniCesumar foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela UniCesumar, a OFUC iniciou os ensaios em fevereiro de 2003 e a primeira apresentação ocorreu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.
A Filarmônica já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá. Alguns pontos altos marcaram a trajetória da Orquestra. Um deles foi a gravação do espetáculo “Temas de Filmes”, em 2012, no Teatro Guaíra em Curitiba, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”.
O Concerto “O Fantasma da Ópera” contou com a participação de solistas e do Grupo Vocal da UniCesumar e foi uma realização do Ministério do Turismo e daquela universidade, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
De acordo com o Maestro Davi Oliveira, o referido concerto foi ambientado em uma ópera parisiense onde o público testemunhou as emoções do amor, da dor e da vida. O maestro ressalta que a Filarmônica UniCesumar já se apresentou outras duas vezes no Teatro Guaíra: em 2012, com o Concerto “Temas de Filmes”, e em 2017, com o Concerto “Gala Lírica”. A última apresentação da Orquestra na capital do Paraná foi em março, no campus da UniCesumar de Curitiba.
Para a Secretária-Geral do CEE/PR, “o concerto foi incrível, a linguagem da música é universal, ilumina o caminho e traz bálsamo ao coração daqueles que a escutam, além de ser uma oportunidade para muitos de apreciar a música clássica novamente ao vivo depois de um longo período de isolamento social decorrente da pandemia causada pelo coronavírus”.