CEE/PR Promove Ciclo de Palestras para Servidores 15/05/2018 - 10:20
O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) promoveu um ciclo de palestra visando a formação continuada de seus servidores, que tratou de questões relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Estadual de Educação (PEE) e Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). O evento foi aberto pelo Presidente, Prof. Dr. Oscar Alves e o Secretário-geral, Prof. Cleto de Assis e teve duração de 32 horas.
No desdobramento da formação continuada, falaram os Conselheiros do CEE/PR, Prof. Carlos Eduardo Sanches, que abordou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Prof. Dr. Ivo José Both, que tratou do tema Avaliação e Aprendizagem na Educação Básica do Paraná. A Prof.ª Denise E. Baganha, Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), versou sobre Avaliação e Monitoramento do Plano Estadual de Educação do Paraná, além da servidora do CEE/PR, Profª. Dra. Terezinha Lima Pereira, que abordou a Avaliação da Aprendizagem no contexto da BNCC.
A Prof.ª Denise E. Baganha expôs que, atualmente, o PEE/PR está em fase de avaliação e monitoramento das metas propostas nos Planos, Estadual e Municipais de Educação, por meio de uma Comissão Permanente, que foi instituída pelo Decreto n.º 6647, de 12 de abril de 2017. Esta comissão é composta pelo Presidente do CEE/PR, Prof. Dr. Oscar Alves. Compete à referida comissão analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; desenvolver estudos de possíveis adequações e inovações administrativas do Sistema Estadual de Ensino para alcançar melhor e mais amplo cumprimento do PEE/PR e encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo; divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios eletrônicos institucionais. Baganha ainda disse que o trabalho de monitoramento do Estado do Paraná tem repercutido em todo o Brasil.
O Conselheiro Ivo José Both afirmou, em sua palestra, que concepções de avaliação se estabelecem a partir da formação e da experiência profissional e social de cada ser humano, e que a avaliação não constitui privilégio de educadores institucionais, mas é parte de todo ser humano no dia a dia. Avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Para Both, toda a iniciativa de aprendizagem somente se justifica em função de um bem maior, a educação. Além disso, o referido palestrante, autor de várias obras sobre o tema, entende a avaliação como processo diagnóstico-construtivo de desenvolvimento da aprendizagem para a tomada de decisões.
A palestra do Conselheiro Carlos Eduardo Sanches tratou da BNCC, o referido Conselheiro disse que o Brasil está vivendo uma revolução na Educação e se o sistema de educação estiver alinhado com professores preparados será possível para garantir as aprendizagens em sala de aula. Destacou a importância de o docente passar por todo o ciclo de formação, ou seja, formação inicial, contratação, currículo local, formação continuada, recursos didáticos e avaliações.
Para encerrar a formação continuada dos servidores do Conselho Estadual de Educação do Paraná, a Prof.ª Dra. Terezinha Lima Pereira, em sua fala, retomou aspectos da avaliação da aprendizagem no âmbito da BNCC. Nas suas palavras, a complexidade é inerente à avaliação e está diretamente ligada à democratização da educação e no direito do estudante aprender. Dialogar com os resultados da avaliação é fundamental, pois o diálogo nos transforma e nos permite transformar os outros. Neste processo, o professor é parte indissociável, devendo, portanto, dialogar com os resultados obtidos, a fim de promover o desenvolvimento escolar do estudante e auxiliá-lo a tomar decisões. Além disso, reafirmou a importância da autoavaliação, pois permite que o professor se sinta parte integrante dos resultados.