CEE/PR aprova Deliberação sobre Educação Integral em Tempo Integral 19/01/2024 - 13:03

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) aprovou, na 33.ª Sessão Plenária, a Deliberação referente às normas para a implementação da Educação Integral em Tempo Integral nas instituições de Educação Básica que integram o Sistema Estadual de Ensino do Paraná.

A Deliberação é fruto do trabalho da Comissão constituída para estudar o assunto, a qual buscou inicialmente conhecer a realidade das instituições de ensino que ofertam alguma forma de ampliação de tempo escolar. Desse modo, foi estruturada uma programação de visitas em escolas, bem como reuniões com a sociedade civil organizada, sobretudo entidades vinculadas a esse tipo de oferta, e foram realizados estudos aprofundados da organização da Educação Integral em Tempo Integral, com a compreensão de que a ampliação do tempo proporciona maior desenvolvimento escolar.

A Educação Integral em Tempo Integral é uma organização escolar na qual o tempo de permanência dos estudantes tem a duração igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, totalizando no mínimo 1.400 horas anuais, distribuídas em, pelo menos, 200 dias letivos. A finalidade é o  desenvolvimento e a formação integral dos estudantes a partir de um currículo integrado, que amplia e articula diferentes experiências educativas, sociais, culturais e esportivas em espaços dentro e fora da escola, com a participação da comunidade escolar.

Todas as atividades propostas na Educação Integral em Tempo Integral deverão estar articuladas aos componentes curriculares e às áreas do conhecimento, bem como a vivências, valores, atitudes e práticas socioculturais, em observância ao contido na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Estado do Paraná.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, destacou que a Educação Integral em Tempo Integral busca o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social, cultural, ética, enfim prevê o desenvolvimento humano de forma global.


Link: Deliberação CEE/PR nº 03/2023