CEE/PR comemora 60 Anos 18/12/2024 - 11:12

 

Para celebrar os 60 anos do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), foi realizado, na manhã do dia 03 dezembro de 2024, um evento no Palácio Iguaçu com a presença do Presidente do Órgão, João Carlos Gomes; dos Conselheiros Titulares e Suplentes; do Vice-governador, Darci Piana; do Secretário de Estado de Educação, Roni Miranda Vieira; do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; Deputados; Reitores; demais autoridades estaduais e personalidades ilustres que têm contribuído para o engrandecimento da sociedade paranaense.                                                                                   
Com vistas a enaltecer a importância histórica da data para a Educação, o CEE/PR, órgão deliberativo, normativo, consultivo e de orientação da política educacional paranaense, criado pela Lei Estadual n.º 4.978/1964, prestou uma homenagem aos municípios e instituições de ensino da rede pública que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e à Universidade Estadual com a melhor avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC), entregando a eles o Prêmio Conselho Estadual de Educação do Paraná – 60 anos, como reconhecimento pelo profícuo trabalho dos gestores e equipe docente em conjunto com o esforço dos estudantes.                                               
A premiação foi dividia por etapas de ensino. Para o Ensino Fundamental I, foram contemplados os municípios que obtiveram o melhor resultado por porte populacional, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: pequeno porte I (com até 20 mil habitantes), pequeno porte II (de 20.001 a 50 mil habitantes), médio porte (de 50.001 a cem mil habitantes), grande porte (de 100.001 a 900 mil habitantes) e metrópole (acima de 900.001 habitantes). Já para o Ensino Fundamenta II e Ensino Médio, foram premiadas as três escolas da rede pública estadual com melhor desempenho em cada etapa.
Foram homenageados, ainda, pela relevância de seus respectivos trabalhos, o Governador do Paraná, Ratinho Junior, representado pelo Vice-Governador, Darci Piana; o Secretário de Estado de Educação, Roni Miranda Vieira; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Márcia Aparecida Baldini; e o Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) de Curitiba, Sergio Herrero Moraes.
Na ocasião, o Vice-governador Darci Piana destacou o profícuo trabalho realizado pela Pasta da Educação, que obteve o 1.º lugar no Ideb em todas as etapas da Educação Básica. “Esse resultado foi fruto do esforço de toda a equipe de apoio do Governo, que trabalha para fazer as mudanças acontecerem, fato que gera muito orgulho para o povo do Paraná”, ressaltou Piana.
Nesse viés, o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, reafirmou o compromisso com a melhoria contínua da educação no Estado e destacou a colaboração entre o Órgão e as secretarias, que resultou em avanços significativos na educação paranaense. “Hoje, celebramos um marco histórico para o Conselho Estadual de Educação. São seis décadas comprometidas com a educação do nosso Estado, atuando com normatizações, avaliações e, acima de tudo, em sinergia com as secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, comentou.
Durante o evento, foi lançada a edição comemorativa da Revista Criteria, que contém mensagens do Governador do Estado, do atual Presidente e de ex-presidentes do CEE/PR, entrevistas com os Secretários Estaduais da Educação Básica e do Ensino Superior e com o Presidente do Sinepe/PR, além de artigos com temas de elevada importância, abordando desafios e caminhos promissores que visam uma educação mais diversificada e conectada às necessidades da sociedade contemporânea.
De acordo com João Carlos Gomes, neste ano, o CEE/PR celebra não apenas seus 60 anos, mas o resultado do Ideb, que coloca o Paraná como o estado com a melhor educação do Brasil em todas as etapas da Educação Básica. Junta-se a isso, o fato de o estado possuir a maior capilaridade de instituições de ensino superior, com campi das sete universidades estaduais espalhados pelo território paranaense, mantidas pelo Governo do Estado, e o maior número de mestres e doutores atuantes no interior do estado.                                                       

PREMIADOS:

Municípios – Ensino Fundamental I
Serranópolis do Iguaçu – Porte Pequeno 1 (Ideb: 8,9); Mandaguari – Porte Pequeno 2 (Ideb: 7,8); Paranavaí – Porte Médio (Ideb: 8,1); Apucarana – Porte Grande (Ideb: 7,6); Curitiba – Metrópole (Ideb: 6,3)

Escolas Estaduais – Ensino Fundamental II
2.º Colégio da Polícia Militar do Paraná – E.F./E.M., Londrina (Ideb: 7,8); Escola Estadual do Campo São Luiz – E.F., Chopinzinho (Ideb: 7,4); Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda – E.F./E.M., Curitiba (Ideb: 7,3)

Colégios Estaduais – Ensino Médio
Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda – E.F./E.M., Curitiba (Ideb: 6,8); Colégio Estadual Polivalente de Goioerê – E.F./E.M./E.P. (Ideb: 6,4); 7.º Colégio da Polícia Militar do Paraná – E.F./E.M., União da Vitória (Ideb: 6,4)

Universidade Estadual
Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), com nota máxima no IGC.