CEE/PR dialoga com Defensoria Pública do Paraná 28/06/2024 - 10:42

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, junto da  Secretária-Geral, Lucineide Gurski, e da Coordenadora da Assessoria Pedagógica, Cassia Stein, receberam o Defensor Público que coordena o Núcleo da Infância e Juventude, Dr. Fernando Redede Rodrigues, e a estagiária de Pós-Graduação em Direito, Majorrye Brambila, para dialogar  sobre a Educação Infantil na modalidade Creche no Estado do Paraná.

O principal objetivo do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado do Paraná é fortalecer a atuação na proteção de crianças e adolescentes, integrando-se com outros órgãos e atores do sistema de proteção. Além disso, o NUDIJ também é responsável por garantir o funcionamento adequado do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e apoiar os defensores públicos nas comarcas, ajuizando demandas estratégicas e auxiliando famílias vulneráveis para evitar intervenções estatais mais drásticas.

Segundo Dr. Fernando Redede Rodrigues, um dos eixos de ação da Defensoria Pública do Paraná é a promoção de acesso à Educação Infantil, incluindo as creches, a educação inclusiva, aos povos indígenas e as comunidades tradicionais geograficamente afastados dos centros urbanos, bem como a educação em direitos relacionados à primeira infância. Tais ações têm como fundamento de legitimidade o Plano Decenal Estadual de Educação.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, as creches desempenham um papel fundamental na educação brasileira, contribuindo para o desenvolvimento das crianças, a inclusão social, a conciliação entre trabalho e família e a preparação para a vida escolar. Por isso, é essencial que se invista na ampliação e qualificação das creches em todo o país, garantindo o acesso de todas as crianças a uma educação de qualidade, desde os primeiros anos de vida.