CEE/PR esteve presente na posse do Reitor e da Vice-reitora da UEM 24/10/2022 - 14:21
O Conselho Estadual de Educação do Paraná, representado pelo Conselheiro Titular Décio Sperandio, participou da cerimônia de posse do Reitor e da Vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no dia 10 de outubro de 2022, nas dependências do Restaurante Universitário, com a presença de reitores e vice-reitores de universidades de todo o Paraná, autoridades acadêmicas, políticas, eclesiásticas e militares, além de representantes da sociedade civil.
O Superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Conselheiro licenciado do CEE/PR, Aldo Nelson Bona, presidiu a cerimônia de posse e de transmissão de cargo do Reitor e Vice-reitor, Julio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, que estiveram a frente na gestão de 2018 a 2022.
O novo Reitor da UEM, Prof. Dr. Leandro Vanalli, possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1998), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2001) e Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (USP - 2004). Desde 2006, é professor da UEM, atuando nos cursos de Engenharia Civil e de Tecnologia em Construção Civil (Campus Regional de Umuarama). É também professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil (PCV/UEM) e do Associado em Sustentabilidade (PSU-UEM/IFPR). Além disso, como efetivo ocupou vários cargos, como de chefe do Departamento de Tecnologia, diretor e diretor-adjunto do Centro de Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM. Vanalli é o primeiro Reitor originário de um câmpus regional da UEM e expressou o desejo de imprimir, ao longo da gestão que se inicia, o sentimento de pertencimento e de orgulho em relação à UEM.
O novo Reitor ainda destacou cinco pontos que serão os desafios para os próximos quatro anos: manutenção permanente dos canais de diálogo com as comunidades interna e externa; manter a liderança acadêmica de forma articulada com diferentes setores da sociedade; buscar criatividade e efetividade para construir soluções; valorização dos servidores, buscando melhores condições de trabalho; e aumento no número de alunos matriculados e egressos, valorizando as vagas públicas de ensino superior.
A Vice-Reitora, Prof. Dr.ª Gisele Mendes de Carvalho, é advogada, possui Graduação em Direito (2000), Mestrado em Direito (2003), ambos pela UEM, Doutorado (2007) e Pós-doutorado (2009) em Direito Penal pela Universidade de Saragoça, Espanha. Atualmente, é professora de Direito Penal da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá, na linha "Segurança Pública, Justiça e Cidadania", além de coordenar a especialização em Ciências Penais, tendo ocupado também vários cargos administrativos.
Em seu discurso de posse, falando já na condição de Vice-reitora, ela entrelaçou sua própria história com a da UEM. Contou que no momento da escolha da instituição em que faria a graduação, seu pai teve um papel importante. Aprovada em primeiro lugar em três universidades públicas diferentes, foi o pai quem lhe disse para matricular-se na UEM, pois nas palavras dele, era “a melhor do Paraná”.
A Vice-reitora destacou a importância da ciência como instrumento contra os “tristes véus do obscurantismo e a promessa de um futuro de respeito aos direitos humanos, para que as minorias da nossa população (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas) deixem de ser minorias em espaços de poder e se vejam representadas em cargos de liderança”. Além disso, afirmou que gostaria de ver uma universidade sempre em movimento, ativa e presente em todos os lugares.
O Conselheiro do CEE/PR e ex- Reitor da UEM, Décio Sperandio, ressaltou a importância daquela Universidade no cenário de pesquisa estadual, nacional e internacional. “A universidade pública é um mundo. Além de instituição de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias por meio da pesquisa. E mediante da extensão, esse saber chega à sociedade na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas”.