CEE/PR homenageia Chloris Casagrande Justen pelos 100 anos de vida 04/10/2023 - 15:17

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, e demais Conselheiros homenageiam a Conselheira (1979-1991) e Vice-Presidente do CEE/PR (1983-1991), Professora Chloris Casagrande Justen, pelos 100 anos de vida dedicados à educação e à cultura.

A homenageada nasceu em setembro de 1923 na capital paranaense. Formou-se em Pedagogia na Universidade Tuiuti do Paraná. Tem especialização em Administração Escolar e Magistério, diplomada no Child Brain Development Course do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, além disso possui aperfeiçoamentos em Psicologia Educacional na Universidade Federal do Paraná e em Avaliação Educacional na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aposentou-se como Professora e Administradora Escolar da Rede Estadual de Ensino do Paraná,   ministrando aulas em todos os níveis de ensino, desde o primário até o superior, e ocupou vários cargos administrativos na área da educação, como Diretora-geral do Instituto de Educação do Paraná, Presidente da Comissão de História e Geografia do Paraná, Presidente do Conselho do Magistério e Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, por dois mandatos. Além disso, foi pioneira na implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Paraná e em outros estados.

Ao longo de sua carreira, a Professora Choris Casagrde Justen recebeu várias homenagens por seu trabalho e dedicação à educação e à cultura, tais como a Placa Dourada Mulher Bertha Lutz do Senado Federal, a Comenda da Ordem do Pinheiro do Paraná, grau Comendadora, do Governo do Estado do Paraná, Menção Honrosa e Pinheiro de Ouro da Assembleia Legislativa do Estado, Vulto Emérito de Curitiba, Medalha de Mérito Fernando Amaro, Prêmio Professor João Crisóstomo Arns da Câmara Municipal do Paraná, Professora Emérita da Educação do Paraná da Secretaria Estadual de Educação e Conselho do Magistério do Paraná, Placa de Bronze no Conselho Estadual de Educação, Óleo sobre tela no Salão Vera Vargas e Placa de Bronze no Centro Paranaense Feminino de Cultura. É membro da Academia Paranaense de Letras desde 2013 - Cadeira nº 24. Ademais, integra a Academia Paranaense da Poesia e a Academia Sul Brasileira de Letras.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, foi uma honra ter a professora, escritora e poetisa Chloris Casagrande Justen como Conselheira e Vice-Presidente do Órgão, visto que seu trabalho contribuiu significativamente para a Educação Paranaense, pois foi marcado pela construção de um legado que percorre diversas gerações e com marcos importantes para nosso Estado.