CEE/PR indica membros para o Fórum Estadual de Educação do Paraná 28/04/2025 - 13:19
A Presidente e a Vice-Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF) do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Marli Regina Fernandes da Silva e Ozélia de Fátima Nesi Lavina, respectivamente, foram indicadas como representantes do CEE/PR no Fórum Estadual de Educação do Paraná (FEE/PR), biênio 2024-2025.
O Fórum Estadual de Educação do Paraná foi instituído pela Resolução Seed n.º 1.221, de 15 de março de 2013, e segue as diretrizes do Fórum Nacional de Educação. Dentre suas funções estão as orientações básicas para a organização e planejamento dos espaços de debate sobre as políticas educacionais em níveis nacional, estadual e municipal, sempre com o olhar atento ao Plano Nacional de Educação (PNE).
A recente recomposição do Fórum Nacional de Educação, por meio da Portaria do Ministério da Educação n.º 478, de 17 de março de 2023, reafirma a relevância desse espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado, com a instituição dos Fóruns Estaduais de Educação (FEE).
O FEE/PR, é constituído por mais de 30 órgãos, instituições e movimentos sociais voltados para a educação, incluindo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Conselho Estadual de Educação (CEE), instituições federais e estaduais de ensino superior, Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), a Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dentre outros. Essa união de esforços é essencial para garantir que as políticas educacionais reflitam as realidades locais e atendam às demandas da população.
Segundo o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, as Conselheiras escolhidas trazem consigo a experiência e o compromisso necessários para enfrentar os desafios da educação paranaense e a presença de ambas será importante para o desenvolvimento da escuta, do diálogo e, acima de tudo, da ação em prol de uma educação de qualidade para todos os paranaenses.