CEE/PR participa da Comemoração de 10 Anos do Programa Brigadas Escolares 01/07/2022 - 15:11

A Conselheira Titular Silvana Avelar de Almeida Kaplum representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná na solenidade de comemoração aos 10 anos do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, realizada no mês de junho de 2022, nas instalações do museu Oscar Niemeyer.

O Programa Brigadas Escolares tem atuação em toda a Rede Pública Estadual e também nas instituições de ensino especial. Nestes dez anos de implantação, formou aproximadamente 70 mil brigadistas nas escolas paranaenses. O Programa busca fortalecer, na comunidade escolar, as ações preventivas contra incêndios e outras situações emergenciais. Pioneiro no País, o programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros.

O programa tornou-se referência na preparação de professores, funcionários e estudantes da rede estadual, e também das unidades de ensino especial, para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das instituições de ensino, com a promoção de simulados para o abandono seguro das edificações. Além disso, a iniciativa auxilia na adequação dos ambientes escolares, conforme as orientações e normativas do Corpo de Bombeiros.

Em dezembro de 2021, o Governador do Estado Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou a Lei Estadual n.º 20.863, de 07 de dezembro de 2021, que estende as ações preventivas para as instituições de ensino municipais. O decreto com o termo de adesão para os municípios está em tramitação. Assim, além das 2.493 instituições de ensino, hoje ativas no Programa, é possível que cheguem à marca de 8.500 aproximadamente.

O Programa é dividido em três eixos. O primeiro é a adequação das escolas de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros, o que inclui a instalação de extintores, iluminação e sinalização de emergência; o segundo é a formação dos brigadistas; e o terceiro se refere aos exercícios práticos de simulação de fuga, feito com todos os ocupantes das instituições de ensino, desde funcionários até estudantes, duas vezes por ano, uma em cada semestre.

De acordo com a Conselheira Silvana Avelar de Almeida Kaplum o curso de Formação de Brigadistas Escolares, oferecido pela Seed em parceria com a Defesa Civil, que visa à capacitação de profissionais da educação para a atuação em situações de emergência e riscos nas escolas, já capacitou milhares de servidores desde a sua implantação, colocando as escolas do Paraná em destaque, uma vez que essa iniciativa do Programa é inédita no país.

Presenças - Conselheira do CEE/PR Silvana Avelar de Almeida Kaplum; Senador Flávio Arns;  Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Gelson Marcelo Jahnke; Tenente-coronel e Coordenador Executivo da Defesa Civil, Adriano de Mello; Tenente-coronel e chefe da sétima sessão de Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Geraldo Hiller Lino; Superintendente-geral de Ação Solidária, Cristina Ricordi; Diretores da Seed/PR - Roni Miranda Vieira, André Gustavo Souza Garbosa e Vinícius Neiva; Chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação; técnicos brigadistas; responsáveis técnicos do Instituto Fundepar; diretores e representantes das instituições da Rede Pública Estadual; comandantes do Corpo de Bombeiros, prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e demais autoridades.