CEE/PR participa da abertura do Seminário do Novo Ensino Médio 30/06/2022 - 11:30

O Vice-Presidente do CEE/PR, Conselheiro Jacir José Venturi, acompanhado dos Conselheiros Titulares Oscar Alves, Fabiana Cristina de Campos, Meroujy Giacomassi Cavet, Christiane Kaminski, Gilmara Ana Zanata e da Conselheira Suplente Naura Nanci Muniz Santos estiveram presentes no Seminário do Novo Ensino Médio, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e do Esporte do Paraná  nas Instalações do Teatro Guaíra.

A Rede Estadual de Ensino tem até 2024 para se adequar à Base Nacional Comum Curricular - Etapa Ensino Médio. Já o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá refletir as mudanças homologadas a partir de 2021, e na modalidade Educação a Distância (EaD) será opcional.

Sobre o novo formato do Ensino Médio, o Conselho Nacional de Educação emitiu o Parecer n.º 3/2018 – CNE/CEB, de 08 de novembro de 2018, que trata da Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei Federal nº 13.415/2017. A presente proposta de atualização se faz necessário tanto para a efetiva implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, quanto para a própria implantação da Reforma do Ensino Médio proposta pela referida lei.

Em 14 de dezembro de 2018, o Ministério de Educação (MEC) homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora, o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica. O documento regula as mudanças feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dentre elas estão a divisão da carga horária de ensino em duas partes: a primeira segue a Base Nacional Comum Curricular; a segunda é dividida nos chamados "itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias”, que abrangem  quatro áreas de conhecimento: 1) matemática e suas tecnologias; 2) ciências da natureza e suas tecnologias; 3) ciências humanas e sociais aplicadas; 4) formação técnica e profissional.

A atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser observada por todos os Sistemas de Ensino e por todas as instituições e redes escolares, públicas e privadas a elas vinculadas, na organização de seus currículos e na construção dos respectivos projetos pedagógicos.

O Novo Ensino Médio começou a ser implantado, de forma gradual, no início do ano letivo de 2022, a partir do 1º ano do Ensino Médio e dividido em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itinerários Formativos. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio escolherão qual Itinerário Formativo desejam estudar. Haverá aumento de carga horária nas escolas e o Enem passará por mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio em 2024.

Assim, o evento promovido pela Secretaria Estadual de Educação e do Esporte objetivou a formação dos professores para atender esse novo formato de ensino. Para a Conselheira Naura Nanci Muniz Santos, o Seminário foi construtivo, pois propiciou o encontro e a discussão dos professores do Novo Ensino Médio por eixos temáticos, contribuindo desta forma para respostas aos desafios encontrados neste novo caminho da educação brasileira.