CEE/PR participa da cerimônia da entrega de 77 mil equipamentos de informática para a Educação 09/02/2023 - 15:57

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, e a Conselheira Titular Silvana Avelar de Almeida Kaplum participaram da cerimônia de entrega, pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, de mais de 77 mil novos equipamentos de informática que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) às escolas da rede estadual de ensino. São novos computadores e notebooks, além de kits de robótica, que somam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões do Governo do Estado.

A entrega aconteceu em um galpão localizado no Centro de Pinhais, local de onde os equipamentos serão transportados para toda a rede estadual, com prazo de conclusão de todas as instalações até maio deste ano, tornando-os aptos para o uso de aproximadamente 1 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da educação no ano letivo de 2023.

O maior volume é composto por computadores. São 40.680 equipamentos que poderão ser utilizados para a realização de diversas atividades educativas, em especial das plataformas digitais oferecidas pela Seed. Entre elas, estão a Redação Paraná, o Inglês Paraná e o Matific – plataforma de ensino de matemática a partir da lógica dos jogos eletrônicos e que permite o monitoramento do progresso dos alunos.

Já 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de Robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto com eles, serão distribuídos 18.300 de kits de robótica, compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado.

Em 2022, os estudantes participaram de quase 20 milhões de atividades realizadas entre a escrita de redações com inteligência artificial, inglês com exercícios práticos por aplicativo e resolução de problemas matemáticos por meio de jogos lúdicos. A expectativa é de que os números sejam ainda maiores neste ano de 2023 com a disponibilidade dos novos equipamentos.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, disse que a ação é de extrema relevância para o desenvolvimento tecnológico da educação paranaense e reitera o que o Secretário de Educação do Estado Roni Miranda Vieira ressaltou ao afirmar que “muitos conceitos de automação estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas, como a internet, com um potencial enorme a ser explorado, em especial com a recente chegada do 5G no Estado. A educação precisa acompanhar esse movimento”.