CEE/PR participa da entrega de 128 Ônibus Escolar a 100 municípios do Paraná. 20/12/2022 - 01:40

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Conselheiro João Carlos Gomes, participou no dia 19 de dezembro de 2022, na Academia Policial Militar do Guatupê, da cerimônia de entrega de 128 Ônibus Escolar.

O Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - Seed, assinou contratos para o fornecimento de 340 ônibus escolares oriundos do Edital de Pregão Eletrônico 02/2022 - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em atendimento ao Programa Caminho da Escola.

Os ônibus escolares são para transporte de alunos das redes municipais e estadual de ensino em 100 municípios paranaenses. São adaptados para receber alunos com deficiência ou dificuldade de locomoção. Nesta primeira fase foram entregues 128 veículos. A aquisição destes envolveu cerca de R$ 45,4 milhões, recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares através do FNDE. A iniciativa faz parte do programa Caminho da Escola, que até fevereiro de 2023 prevê a entrega de 340 ônibus escolar, totalizando um investimento de R$ 117 milhões, sendo R$ 58,4 milhões com recursos estaduais e R$ 58,6 milhões com recursos da bancada federal. Os estudantes poderão utilizar os novos veículos ainda no primeiro semestre letivo de 2023, uma vez que as entregas devem ser concluídas até fevereiro deste ano.

A renovação da frota faz parte de um grande pacote do Governo do Estado na educação, com a modernização da infraestrutura e da área pedagógica, com projetos como Ganhando o Mundo, Mais Merenda, Educação Financeira e Educação em Tempo Integral.

Municípios Contemplados – Mandaguari, Reserva do Iguaçu, Abatiá, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Alvorada do Sul, Andirá, Ângulo, Antonina, Antônio Olinto, Arapoti, Araruna, Araucária, Assaí, Atalaia, Barbosa Ferraz, Bela Vista do Paraíso, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campina da Lagoa, Campo Tenente, Cantagalo, Castro, Centenário do Sul, Cerro Azul, Chopinzinho, Cianorte, Contenda, Corbélia, Cruz Machado, Doutor Ulysses, Engenheiro Beltrão, Farol, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioerê, Guaraci, Inácio Martins, Irati, Itaperuçu, Jaguariaíva, Japira, Jataizinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Mandaguaçu, Mandirituba, Manfrinópolis, Mangueirinha, Marmeleiro, Mato Rico, Missal, Moreira Sales, Morretes, Nova Aurora, Nova Olímpia, Nova Tebas, Peabiru, Piên, Pinhal de São Bento, Pinhão, Planaltina do Paraná, Porto Barreiro, Pranchita, Quedas do Iguaçu, Querência do Norte, Quinta do Sol, Quitandinha, Realeza, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Roncador, Santa Cruz De Monte Castelo, Santa Fé, Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Triunfo, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, Sebastião da Amoreira, Saudade do Iguaçu, Siqueira Campos, Tamarana, Terra Boa, Tibagi, Tunas do Paraná, Tuneiras do Oeste, Ubiratã, União da Vitória, Uraí, Ventania, Virmond e Wenceslau Braz.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, ressaltou a importância dos ônibus escolares para o transporte dos alunos como cumprimento da democratização do acesso à educação, “o transporte escolar deve oferecer condições mínimas de qualidade, segurança e inclusão. Mais do que meios para chegar à escola, a administração pública deve fornecer bem-estar e proteção a todos os estudantes nesse trajeto, e assim o estado do Paraná tem feito”.