CEE/PR participa de Reunião Técnica da Educação Profissional e Tecnológica no MEC 19/12/2019 - 12:10
O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), representado pela Vice - Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Sandra Teresinha da Silva, participou no dia 13/12/2019, no Ministério da Educação (MEC), da Reunião Técnica da Educação Profissional e Tecnológica.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC, sob coordenação de Marilza Machado Gomes Regattieri, Diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica e Hugo Ribeiro de Oliveira, Coordenador-Geral de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC, sob coordenação de Marilza Machado Gomes Regattieri, Diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica e Hugo Ribeiro de Oliveira, Coordenador-Geral de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica.
Na ocasião, foi discutido as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e Tecnológica e também foram apresentadas as considerações iniciais do Programa Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Profissional que está sendo delineado pela SETEC, e que deverá atender aos professores e técnicos que atuam nessa modalidade educacional de todo o país.
O evento contou com o apoio do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, representado pelo Conselheiro Felipe Felisbino, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, bem como de representantes de todos os Conselhos Estaduais do Brasil, e com a presença da Conselheira Prof.ª Suely Melo de Castro Menezes, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
A Reunião teve como base o debate acerca do texto preliminar da Resolução do CNE que deverá substituir a Resolução CNE/CEB n.º 06/12 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Foram debatidos temas como a organização curricular da Educação Profissional e Tecnológica, a Educação a Distância nessa modalidade educacional, a formação dos profissionais da educação que atuam na educação profissional e tecnológica, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), entre outros.
E por fim, concluiu-se dentre as propostas apontadas sobre esse assunto a serem encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação, a não substituição das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e sim sua atualização, uma vez que ela permite adequar as demandas contemporâneas de formação técnica e tecnológica, sendo necessário, somente, sua atualização no sentido de adequá-la ao funcionamento proposto para o Novo Ensino Médio, com as últimas alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O evento contou com o apoio do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, representado pelo Conselheiro Felipe Felisbino, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, bem como de representantes de todos os Conselhos Estaduais do Brasil, e com a presença da Conselheira Prof.ª Suely Melo de Castro Menezes, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
A Reunião teve como base o debate acerca do texto preliminar da Resolução do CNE que deverá substituir a Resolução CNE/CEB n.º 06/12 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Foram debatidos temas como a organização curricular da Educação Profissional e Tecnológica, a Educação a Distância nessa modalidade educacional, a formação dos profissionais da educação que atuam na educação profissional e tecnológica, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), entre outros.
E por fim, concluiu-se dentre as propostas apontadas sobre esse assunto a serem encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação, a não substituição das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e sim sua atualização, uma vez que ela permite adequar as demandas contemporâneas de formação técnica e tecnológica, sendo necessário, somente, sua atualização no sentido de adequá-la ao funcionamento proposto para o Novo Ensino Médio, com as últimas alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).