CEE/PR participa de palestra sobre impacto da Tecnologia na Educação 18/08/2025 - 16:59


A Conselheira Naura Nanci Muniz Santos representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná no evento promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, que tratou sobre o impacto da tecnologia no ambiente escolar e as tendências que podem transformar o ensino, realizado em Curitiba. O evento contou com a presença de gestores e educadores e teve como convidado, Hélio Rotenberg, Presidente da Positivo Tecnologia – referência nacional em inovação.

Durante sua exposição, Rotenberg trouxe reflexões sobre os avanços tecnológicos e seu papel na Educação, abordando temas como ensino adaptativo, inteligência artificial, robótica, inclusão digital, formação de novos profissionais e STEAM Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Ele ressaltou, ainda, a relevância das competências socioemocionais no processo educativo. O evento também abriu espaço para a interação com os educadores presentes, que puderam compartilhar dúvidas e trocar experiências sobre os conceitos apresentados.

A Conselheira Naura Nanci Muniz Santos destacou a relevância do diálogo entre a tecnologia e a área educacional. “Vivemos um momento de profundas transformações tecnológicas, e espaços como este nos ajudam a refletir sobre como preparar nossas escolas e nossos professores para lidar com essas mudanças. É fundamental que a inovação esteja a serviço de uma educação mais humana, inclusiva e de qualidade”, afirmou a Conselheira.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o encontro promovido pelo Sinepe/PR foi uma oportunidade ímpar de aproximar o setor educacional das inovações tecnológicas que estão transformando o ensino. Além disso, foi um momento de valorização da trajetória de uma entidade paranaense que se consolidou como referência nacional. “Essa aproximação entre educação e inovação nos fortalece enquanto Sistema, pois nos permite refletir sobre os desafios contemporâneos e pensar caminhos para preparar nossos estudantes para o futuro, sem perder de vista os valores humanos que sustentam a missão da escola”, destacou.