CEE/PR participa de reunião dos articuladores da BNCC 11/06/2019 - 07:50

A técnica-pedagógica do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Larice Klichovski, articuladora da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, participou no dia 23 de maio de 2019, na sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, da reunião para discutir sobre a Constituição do Referencial Curricular Paranaense para o Ensino Médio. Dentre os assuntos pautados, destaca-se os desafios para a implementação da BNCC no Estado.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define as habilidades essenciais para os alunos da Educação Básica. Assim, todos os currículos do país, de escolas públicas e privadas, deverão conter os conteúdos nela previstos. Consequentemente, os currículos devem contemplar princípios norteadores, indicativos de conteúdos, estratégias e avaliação para o processo de ensino e aprendizagem.

Durante a reunião, destacou-se que um dos fundamentos pedagógicos da BNCC é o compromisso com a educação integral, que contempla a formação e o desenvolvimento humano global por meio de seis dimensões: intelectual, física, simbólica, afetiva, social, ética e moral, com vistas à formação para a cidadania.

Para isso, estão previstas dez competências gerais na BNCC: conhecimento, repertório cultural, cultura digital, comunicação, argumentação, trabalho e projeto de vida, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

Segundo a articuladora, a BNCC definirá direitos e objetivos de aprendizagem do Ensino Médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, abrangendo quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

Larice Klichovski explicou ainda que o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a fim de gerar uma formação crítica do aluno.

Implementação – As redes de ensino têm até dois anos para implementar a BNCC. Ou seja,  adequar os currículos, os materiais didáticos e as matrizes de competência das avaliações, bem como promover formação inicial e continuada de professores.

GALERIA DE IMAGENS