CEE/PR participa do 1o. Fórum de desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná 22/11/2022 - 00:50
A Conselheira Titular Ozélia de Fátima Nesi Lavina representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná no 1o. Fórum de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, com oficinas nas áreas de saúde, educação e inovação e emprego. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
A mesa de honra na solenidade de abertura do Fórum foi composta pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão e representante da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), Quintino Girardi; chefe-adjunto da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf-PR), Milton Rech; conselheira do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Ozélia Nesi Levina; chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, Lurdinha Bertani; presidente eleito da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minsk; presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral; prefeitos Paulo Pilati (Marmeleiro) e Vilmar Schmoller (Itapejara D’Oeste) e vice-prefeito de São Jorge do Oeste, Vanderlei Trevisan.
Segundo o Presidente da Amsop o objetivo do Fórum é reunir lideranças, de prefeituras, órgãos públicos, empresas e entidades, para debater a situação de como a região sudoeste está em relação a saúde, educação, inovação e emprego e fazer um planejamento visando o futuro.
O Fórum teve a participação de 228 inscritos, sendo que os eixos temáticos aconteceram na parte da manhã e a tarde ocorreram as apresentações das plenárias com as propostas formuladas durante os debates, e, por fim, a partir das 19h30, o encerramento do Fórum com duas palestras abertas ao público e entrada gratuita, com o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega e o jornalista e escritor, Eduardo Bueno.
A primeira palestra foi de Maílson da Nóbrega, e abordou a conjuntura econômica atual do País, com foco na realidade dos municípios, e projeções de cenários futuros. A segunda foi de Eduardo Bueno, que versou sobre o processo de formação histórica e social do Brasil, com ênfase na região sudoeste e episódios como a Revolta dos Posseiros de 1957.
A ideia é que esse Fórum seja realizado anualmente pela Amsop. E, a cada edição, essas diretrizes sejam reavaliadas com o objetivo do desenvolvimento perene do sudoeste. A Amsop já tem a Carta do Sudoeste há 20 anos, que reúne propostas para o desenvolvimento da região a curto e médio prazos. Com o Fórum de Desenvolvimento será promovido um planejamento a longo prazo.
Para a Conselheira Ozélia o evento foi muito significativo para a região sudoeste, pois a partir do fórum, a Amsop elaborará um documento com diretrizes para o desenvolvimento dos municípios da região de forma conjunta e equânime.
Eduardo Bueno - 64 anos, gaúcho de Porto Alegre. Iniciou a vida profissional como jornalista aos 17 anos, no jornal Zero Hora. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou, ainda, como roteirista, editor e apresentador na TV Educativa de Porto Alegre. Em 1996, foi o autor da biografia autorizada do conjunto “Mamonas Assassinas” e, no ano seguinte, apresentou a série “É Muita História”, no Fantástico (Rede Globo). Em 2001, foi escolhido pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para escrever o livro em comemoração aos 140 anos da Caixa Econômica Federal. No total, é autor de 17 obras literárias, dentre as quais a coleção “Capitães do Brasil”, cuja primeira edição foi lançada em 1999 e, desde então, se tornou um best-seller com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. No YouTube, seu canal “Buenas Ideias” possui 1,3 milhão de inscritos.
Maílson da Nóbrega - 80 anos, paraibano de Cruz do Espírito Santo. Tornou-se funcionário do Banco do Brasil em 1963 e formou-se em economia em 1974, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub). Já na década de 1970, começou sua carreira no Ministério da Fazenda, até alcançar a posição de ministro, em 1988, no governo de José Sarney, após a renúncia do ministro Bresser-Pereira. Implantou no Brasil, em 1989, o Plano Verão, que criou uma nova moeda (cruzado novo). Deixou a Fazenda em 1990, com a posse de Fernando Collor de Mello, e passou a prestar consultorias econômicas a grandes corporações. Já foi articulista nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além da revista Veja. Também foi membro do conselho de administração de empresas como TIM, Grendene, Rodobens e Cosan. Em 2015, idealizou a série “Economia Brasileira – a história contada por quem fez”, exibida na TV Cultura e no canal Futura. No ano seguinte, idealizou o documentário “Brasil Rico – uma discussão sobre prosperidade”, com entrevistas de mais de 40 personalidades da economia e política do Brasil. Atualmente, também é analista de economia na Globo News.