CEE/PR participa do 3.º Balanço Trimestral da SEED/PR 07/12/2023 - 08:00

Os Conselheiros Estaduais de Educação do Paraná (CEE/PR) Cícero Manoel Bezerra, Maria Helena Ortega e Débora Vilas Boas Talga Weiller representaram o Órgão no 3.º Balanço Trimestral da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), o qual aconteceu, em dezembro de 2023, no Canal da Música.

A ampliação do programa Ganhando o Mundo, que proporciona intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual de ensino, o aumento no número de escolas adotando o modelo cívico-militar e os investimentos significativos em tecnologia para capacitar os alunos no universo digital foram algumas das destacadas iniciativas na área da educação em 2023. Essas realizações foram apresentadas pelo Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira, durante uma sessão informativa destinada a educadores, professores, pedagogos, diretores e demais servidores da SEED/PR. Além dos representantes do Conselho Estadual de Educação, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e da Paraná Educação (Preduc), estavam presentes os chefes dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, da Área Metropolitana Norte e da Área Metropolitana Sul.

O programa Ganhando o Mundo foi destaque do terceiro balanço trimestral da SEED/PR. Neste ano, o Governo do Estado enviou 1.040 alunos da rede estadual para países de língua inglesa e francesa, marcando a maior edição do programa desde o seu lançamento em 2019. Além disso, 99 docentes da rede estadual também participaram da primeira edição do programa Ganhando o Mundo para professores, embarcando em outubro rumo à Finlândia e Canadá para participar de cursos de formação contínua. Para 2024, a SEED/PR planeja ampliar o programa para 1.200 estudantes e 200 professores.

Na ocasião, também foi abordada a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em 2023 foi ofertada de forma híbrida, combinando aulas presenciais e online, o que permite agendamento flexível e estudo em ambiente virtual. Atualmente, 79 escolas e 6.800 alunos são atendidos, com planos de ampliação para 2024.

Para os Conselheiro Cícero Manoel Bezerra e Maria Helena Ortega, a SEED/PR vem desenvolvendo um excelente trabalho na educação pública estadual paranaense, destacando-se dentre os estados da federação pelos seus projetos e programas inovadores.