CEE/PR participa do Agrinho 2022 16/11/2022 - 13:55
O Conselho Estadual de Educação do Paraná, representado pelas Conselheiras Titulares Fabiana Cristina de Campos e Marli Regina Fernandes da Silva, participou, no dia 07 de novembro de 2022, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, da tradicional festa de premiação do Agrinho. O tema do evento foi “Sustentabilidade ambiental”. Neste ano, além do tradicional Concurso Agrinho, promovido há 27 anos pelo Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o programa contou com outros três concursos, voltados aos estudantes da rede estadual, realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED): Redação Paraná, Robótica e Programação.
Nos últimos dois anos, o evento foi realizado de forma online devido à pandemia do Coronavírus. Agora, em 2022, voltou o formato presencial, com a presença de milhares de estudantes e professores das redes pública e particular do Paraná. O evento já faz parte do calendário letivo do Paraná, atingindo 1,2 milhão de alunos participantes desde a sua primeira edição.
No Agrinho 2022, o público foi recebido com um café da manhã. Na sequência, alunos e professores puderam assistir ao espetáculo produzido pelo diretor, coreógrafo e ilusionista Maicon Clenk, que teve como objetivo colocar o ser humano como parte integrante da natureza.
Discentes e docentes assumiram o protagonismo da cerimônia. Aos poucos, foram entregues 944 prêmios em diversas categorias, incluindo três automóveis, destinados aos vencedores da categoria Experiência Pedagógica do concurso Agrinho. Posteriormente, em cada Núcleo Regional de Educação, serão distribuídos outros 896 prêmios, a segundos e terceiros colocados de algumas categorias. No total, serão mais de 1,8 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, notebooks e projetores multimídia. Ressalta-se que as redações e projetos de robótica e de programação premiados trataram de problemas e soluções voltados ao meio ambiente, em consonância com o tema do evento.
O Secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, destacou as mais de 300 mil redações inscritas no Agrinho e feitas na plataforma Redação Paraná, criada pela SEED. “Foi um número muito acima das expectativas. Também teve o Agrinho Robótica, com muitos prêmios e trabalhos maravilhosos – alunos fazendo drones que plantam sementes sozinhos –, e esta festa da educação é a coroação desse trabalho”, ressaltou.
Esta edição contou com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias de Agricultura, da Justiça, da Educação e do Esporte, do Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Água e Terra, da Federação das Apaes, do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região, da Sanepar, da Copel, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e da Rumo Logística.
Para as Conselheiras Fabiana Cristina de Campos e Marli Regina Fernandes da Silva o Agrinho 2022 foi um evento que instigou os alunos paranaenses a desenvolverem projetos sobre o meio ambiente e sustentabilidade, tema relevante para o mundo atual, onde a conscientização dos estudantes é indispensáveis e urgente para no futuro reduzir o avanço do aquecimento global, que ameaça todo o planeta.
Autoridades Presentes: Vice-governador do Paraná, Darci Piana; Secretários Estaduais Renato Feder (Educação e Esporte), Norberto Ortigara (Agricultura) e Beto Preto (Saúde); Presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Otamir César Martins; Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão; Deputados Federais Sérgio Souza e Ricardo Barros; Deputados Estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Anibelli Neto e Marcio Nunes; Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; Senador eleito Sergio Moro; Gerente de Relações Governamentais da Rumo Logística, Giana Custódio; Prefeitos e Presidentes de sindicatos rurais de municípios de diversas regiões do Estado; Conselheiras Estaduais de Educação Fabiana Cristina de Campos e Marli Regina Fernandes da Silva, dentre outros.