CEE/PR participa do Fórum Estadual Ordinário da Undime/PR 2024 25/03/2024 - 14:54

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - secção Paraná realizou, nos dias 11 e 12 de março do corrente ano, o Fórum Estadual Ordinário da Undime, que aconteceu nas instalações do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), localizado no centro da capital paranaense. O Conselho Estadual de Educação do Paraná foi representado pela Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva, que também é Vice-Presidente da Undime/PR.

Com o objetivo de encerrar o ciclo de gestão do Dirigente Municipal de Educação, o evento teve como tema “Pilares para a finalização do ciclo de gestão: aprendizagem, inclusão, prestação de contas, normas e prazos”. Muitas palestras com viés técnico que abordavam o tema foram realizadas, dentre elas: A Alfabetização e os desafios do Ensino e Aprendizagem: Oralidade, Leitura, Escrita e Monitoramento; A Redução das Desigualdades Socioeconômicas e Raciais: os microdados e estratégias para a superação; O Transtorno do Espectro Autista: desafios do gestor frente às novas políticas educacionais; As Políticas da Secretaria de Estado para apoio aos municípios: tecnologias educacionais, transporte escolar, ICMS Educação 2024; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); A Avaliação da Aprendizagem: velhos e novos desafios, entre outras.

Além disso, nomes importantes da formação continuada com ênfase em avaliação, inclusão e alfabetização marcaram presença no evento, tais como a Prof.ª Dra. Telma Leal Ferraz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a Prof.ª Marciana Pelin Kliemann, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Durante o fórum, a Undime ressaltou que os dirigentes municipais têm disponível o acesso à plataforma Conviva Educação, que conta com o recurso do Memorial de Gestão. Esse instrumento possibilita que o gestor identifique e monitore eventos, avalie seus efeitos e faça recomendações de mudanças conforme necessário. De acordo com a Conselheira do CEE/PR Marli Regina Fernandes da Silva, essa ferramenta é com certeza um recurso essencial para o planejamento e avaliação de políticas públicas.