CEE/PR participa do Fórum Intermunicipal das Secretarias Municipais de Educação de Curitiba e Região Metropolitana
26/06/2018 - 14:20

A Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Sandra Teresinha da Silva  e o Conselheiro Jacir  Bombonato Machado, participaram do Fórum Intermunicipal sobre  Administração Pública e suas Relações com a Gestão Educacional. O evento também teve a participação de Secretários Municipais e Técnicos de Secretarias Municipais da Educação de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba, dentre estes, Agudos do Sul, Araucária, Bocaíuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Segundo Maria Sílvia Bacila, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba, o evento compartilhou experiências e provocou reflexões necessárias para vencer os desafios comuns aos municípios. O Fórum teve como objetivo discutir políticas públicas de organização da Educação Infantil; analisar o cenário atual com adequações na organização dos espaços e dimensionamento de profissionais; compartilhar ações de gestão educacional nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e debater sobre os desafios das demandas organizacionais da educação. 

No evento, a Prof.ª Dr.ª Alboni Marisa Dudeque P. Vieira, especialista nas áreas de história e política, abordou os dados históricos e os desafios da Educação Infantil no Brasil, particularmente em Curitiba. Mostrou como as mudanças no modelo de atendimento a crianças pequenas foram exigindo diferentes tipos de profissionais, passando das propostas assistencialistas e recreativas, até a formação exigida atualmente. Também abordou outros temas, como o Plano Nacional de Educação, financiamento federal para área, além da formação de professores. A contratação de novos professores para a educação infantil é uma das dificuldades vivenciadas por Araucária, que pretende acabar, até 2019, com a fila de 2 mil crianças, de 0 a 3 anos, que esperam por atendimento.

Houve também uma mesa redonda com os Secretários Municipais de Educação dos municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Curitiba, que fizeram uma síntese das condições de oferta da Educação Infantil em seus municípios, com a apresentação de números de alunos atendidos e de Centros de Educação Infantil. Ainda foram discutidas a contratação de professores e a fila de espera por vaga em escola. Ocorreram, ainda, debates sobre problemas financeiros e relacionamento com o Ministério Público.

Segundo a Conselheira Sandra Teresinha da Silva, diante das apresentações percebeu-se a semelhança nas dificuldades encontradas pelos municípios de Curitiba e Região Metropolitana no atendimento da demanda existente para a Educação Infantil frente ao intenso movimento migratório do Estado, visto que são os principais receptores de população migrante do Paraná. Dessa forma, apresentam-se grandes dificuldades para acomodar nas suas redes educacionais toda a população que chega aos municípios. Mesmo assim, informaram que não possuem alunos de 4 e 5 anos em fila de espera, por vaga, situação diferente em relação à demanda da creche (alunos de 0 a 3 anos).

O presidente do Conselho Municipal da Educação, Prof. João Reis, afirmou que discutir as demandas da educação infantil nos municípios exige diálogo e troca de experiências: “Temos o desafio de revisitar e rediscutir o novo momento do país para dar conta das demandas, garantindo o direito à educação da criança, embasados na lei”.

GALERIA DE IMAGENS