CEE/PR participa do Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios 27/06/2023 - 09:19
O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) junto aos Conselheiros da Câmaras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF) e do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP) e demais assessores das referidas Câmaras participaram do Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios, realizado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), o qual aconteceu, dia 14 de junho, no Teatro Guaíra.
A Conselheira Silvana Avelar de Almeida Kaplum representou o CEE/PR na cerimônia de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), propôs dois dias antes do referido evento realizado pela SEED/PR. A nova política de alfabetização terá investimento de cerca de 1 bilhão, em 2023, e mais R$ 2 bilhões nos próximos três anos. A política de alfabetização visa subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.
Mediante esta política pública federal, a SEED/PR realizou o Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios, o qual contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que anunciou ações de apoio do Governo do Estado à educação municipal com foco na alfabetização de crianças. As propostas integram o programa Educa Juntos, da Secretaria de Estado da Educação, e incluem a oferta de avaliações diagnósticas para as redes municipais e estaduais, bem como a formação continuada aos professores alfabetizadores, além da oferta de material didático de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Durante o evento foi formalizada a adesão de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação ao Programa Criança Alfabetizada, que conta também com a participação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE).
O Secretário Estadual da Educação e Conselheiro Suplente do CEE/PR, Roni Miranda, destacou que “a alfabetização é fundamental. Quando uma criança não é alfabetizada na idade certa, existem grandes chances de abandonar a escola. Por isso queremos reverter esses indicadores no Paraná”, afirmou.
Uma das estratégias adotadas pela SEED/PR para o bom desenvolvimento do Programa de Alfabetização é o incentivo na forma de premiação às escolas com os melhores resultados de aprendizagem, segundo as avaliações aplicadas. Assim, também será possível oferecer apoio às escolas com menores resultados, com a proposta de colaboração entre ambas.
A previsão da Secretaria da Educação é destinar R$ 59 milhões por ano para implantar as quatro ações previstas no Programa, que prevê a entrega de 2,3 milhões de cadernos de atividades para os estudantes e outros 124 mil aos professores; a formação de 300 professores da rede municipal, que replicarão o conhecimento a outros 18 mil cursistas; a aplicação da Prova Paraná e da Prova Paraná Mais a 260 mil alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental e a premiação das escolas que apresentarem os melhores resultados.
Durante o encontro, também houve apresentação e discussão dos resultados das avaliações de fluência de leitura, aplicadas aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental para analisar o nível de alfabetização dos mesmos. Aplicado em março deste ano em 3 mil escolas de 397 municípios, o teste foi ofertado pela SEED como parte do programa Educa Juntos.
Para o presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o evento foi significativo para a educação paranaense, pois uma alfabetização eficaz coopera para todo o desenvolvimento da Educação Básica. Gomes ainda ressaltou o pacto do Governo do Estado com os 399 municípios do Paraná, que por meio de material didático e tecnologias para as práticas pedagógicas, contribuirá para a aprendizagem exitosa das crianças.
Eixos – a nova política de alfabetização é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança; Formação de Profissionais de Educação; Infraestrutura Física e Pedagógica; Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.
Atuação – a política tem como foco a alfabetização na idade prevista na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, aos seis e sete anos de idade, quando as crianças devem estar cursando o 1º e o 2º ano do ensino fundamental. No entanto, é preciso atuar antes e depois desse processo. Na educação infantil, quando as crianças têm de zero a cinco anos, é necessário fomentar a oralidade, a leitura e a escrita. Além disso, prevê uma complementação aos estudantes matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, após o processo de alfabetização em si.