CEE/PR participa do lançamento do Projeto Bem Cuidar 04/07/2022 - 16:12

A Conselheira Titular Christiane Kaminski participou do lançamento do Projeto Bem Cuidar, que tem propósito de oferecer teleconsultas psicológicas e psiquiátricas aos servidores da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná de maneira célere e eficiente, contribuindo, desta forma, para o cuidado da saúde mental dos profissionais da educação estadual. O evento aconteceu no município de Curitiba, nas instalações do Canal da Música.

O Projeto funcionará por meio de um aplicativo de telessaúde que oferece atendimento psicológico online. A plataforma, chamada Bem Cuidar, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed/PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), e poderá atender até 2.800 consultas psicológicas e 192 psiquiátricas por mês.

A fase de testes do aplicativo começou em maio de 2022, em dois Núcleos Regionais da Educação  – de Foz do Iguaçu e de Toledo –, expandindo a oferta gradativamente. Nas fases finais de teste, no mês de junho, a plataforma alcançou 980 cadastros. Agora, a ferramenta está disponível para 80 mil profissionais da educação da rede estadual e a partir do segundo semestre, tem início um estudo para avaliar as possibilidades de oferta desse atendimento aos alunos.

Assim, desde o dia 24 de junho de 2022, todos os professores, diretores, pedagogos e funcionários de colégios da rede estadual podem utilizar o aplicativo gratuitamente para agendar e fazer teleconsultas com um psicólogo. O serviço contempla tanto os profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) quanto os temporários (vinculados por meio do Processo Seletivo Simplificado - PSS), e também é oferecido a servidores que atuam na Seed/PR, nos Núcleos Regionais de Educação e no Conselho Estadual de Educação.

O atendimento é feito por 20 psicólogos selecionados pela UEL, os quais podem fazer encaminhamentos a psiquiatras, de acordo com a necessidade do paciente. Com essa ação, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte espera que haja redução de casos de ansiedade e estresse, principalmente entre professores, proporcionando melhores condições de trabalho e, consequentemente, menos afastamentos.

O Bem Cuidar está disponível no Google Play e na Apple Store. Após o download do APP no smartphone, é preciso fazer um rápido cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis. A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. O professor, então, deve se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão online. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.
Para a Conselheira, Christiane Kaminski, o Projeto Bem Cuidar trará muitos benefícios, especialmente para os professores no que diz respeito à saúde mental e consequentemente um ambiente escolar mais saudável para os alunos, o que resultará em um maior rendimento na escola, destacando a educação no Estado do Paraná, bem como o cuidado com os profissionais que trabalham nela.