CEE/PR presente na celebração dos 10 Anos do Programa Paraná Fala idioma 09/12/2024 - 10:10

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, esteve presente na celebração dos 10 Anos do “Programa Paraná Fala Idiomas” organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI/PR), o qual aconteceu na sala de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) neste mês de dezembro.

O Paraná Fala Idiomas (PFI) é um programa estratégico da SETI/PR, criado em 2014 pelo então Secretário da Pasta, João Carlos Gomes, atual Presidente do CEE/PR, e tem como meta impulsionar o processo de internacionalização das universidades estaduais paranaenses, com foco no progresso científico e tecnológico. Reconhecido como um modelo em política linguística, tanto nacional quanto internacionalmente, o PFI oferece formação em idiomas como inglês, francês e espanhol para toda a comunidade acadêmica, beneficiando estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e profissionais do meio universitário.

A iniciativa busca permitir que esses grupos se integrem a projetos de mobilidade internacional e contribua para a formação de educadores em várias áreas do conhecimento, viabilizando a oferta de disciplinas em inglês e francês. Além disso, o PFI estabelece parcerias com outros países, propiciando ações conjuntas de formação e aprimoramento.

A gestão do PFI é supervisionada por um Comitê Gestor, que inclui uma Coordenação Estadual e representantes das Coordenações Institucionais das universidades, além da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) na SETI/PR. Os membros são designados pela Coordenação da UGF.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o Programa Paraná Fala Idiomas representa um passo significativo na valorização da educação bilíngue universitária e na preparação dos acadêmicos para um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, o PFI possibilita fomentar o intercâmbio cultural, permitindo aos participantes uma maior compreensão e respeito por outras culturas, resultando na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo.