CEE/PR presente no lançamento da 2.ª edição do Manual "Todos Juntos por uma Educação Inclusiva" 21/08/2024 - 15:15
O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, junto dos Conselheiros Oscar Alves, Jacir José Venturi, Meroujy Giacomassi Cavet, Naura Nanci Muniz Santos e a assessora técnica Marcia Buzatto, participou da solenidade de lançamento da 2.ª Edição do Manual de Orientações "Todos Juntos por uma Educação Inclusiva". O evento aconteceu no dia 19 de agosto no auditório do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe/PR).
A nova edição do manual surge como uma resposta essencial às dúvidas e desafios enfrentados por educadores, gestores e instituições de ensino em relação à inclusão no ambiente escolar, especialmente em um contexto de constantes mudanças nas legislações. O documento aborda com transparência as novas emendas e orientações que visam garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.
O evento também contou com a presença do Senador Flávio Arns, reconhecido defensor da educação inclusiva e da acessibilidade nas escolas. Sua participação ressaltou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de Governo e as instituições de ensino para propiciar uma educação que respeite e valorize a diversidade.
Durante a solenidade, João Carlos Gomes destacou a relevância do manual como uma ferramenta prática para os educadores. “A educação inclusiva é um direito de todos, e este manual é um guia para que possamos garantir que nossas escolas sejam ambientes acolhedores e respeitosos”, afirmou o Presidente do CEE/PR.
Os Conselheiros e a Assessora Técnica também expressaram seu entusiasmo com a nova publicação, que reflete o compromisso contínuo do CEE/PR em melhorar a educação no estado e facilitar a implementação de práticas inclusivas nas escolas.
A 2.ª Edição do Manual "Todos Juntos por uma Educação Inclusiva" representa mais um passo significativo rumo a um sistema educacional que valoriza a inclusão, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento de cada estudante, independentemente de suas particularidades.