CEE/PR recebe Secretário Estadual de Educação do Paraná para apresentação do Plano de Ação Estratégica 2025 22/04/2025 - 16:10
O Presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes, demais Conselheiros do colegiado e servidores receberam, durante a 3.ª Reunião Ordinária, a visita do Secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, que tratou do Plano de Ação Estratégica (PAE) da Secretária de Estado da Educação (SEED) para o exercício de 2025.
O Plano de Ação Estratégica 2025 é um documento elaborado pelo Serviço Social Autônomo Paranaeducação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – FUNDEPAR, que orienta a gestão pública educacional no Paraná, alinhando metas, investimentos e ações prioritárias para o desenvolvimento da Rede Estadual de Ensino. Com um orçamento estimado em R$ 106.728.285,64, distribuído em 15 ações estratégicas prioritárias que abrangem desde o apoio técnico operacional, até projetos de modernização como o uso de inteligência artificial para melhorar o ensino de matemática e ações para ampliar o ensino integral por meio de Parcerias Público-Privadas.
Entre as ações destacadas estão Programas voltados para a formação continuada de professores, o estímulo à leitura e à fluência leitora, melhorias nas infraestruturas escolares e o fortalecimento da educação profissional técnica com mediação tecnológica. Também foram apresentados projetos que visam promover ambientes escolares mais seguros e inclusivos, com foco no atendimento socioeducativo.
O Presidente João Carlos Gomes ressaltou a importância do alinhamento entre o CEE/PR e a SEED para o sucesso das políticas educacionais. “Receber o Secretário Roni Miranda Vieira e conhecer esse planejamento estratégico nos permite acompanhar de perto as diretrizes que irão impactar a educação no Paraná em 2025. A participação ativa do Conselho é importante para garantir a qualidade e a eficácia dessas ações”, afirmou Gomes.
O Secretário Roni Miranda destacou o compromisso da SEED em investir em programas que promovam a inovação, a inclusão e o fortalecimento da gestão escolar. “Nosso objetivo é garantir que cada ação contribua efetivamente para a melhoria dos indicadores educacionais e para a construção de um sistema público de ensino mais moderno, eficiente e acessível a todos os paranaenses”, disse Roni Miranda.
A reunião reforçou o papel do Conselho Estadual de Educação como órgão normativo, consultivo e deliberativo das políticas públicas educacionais, promovendo o diálogo entre gestores e especialistas para construir uma educação de qualidade.