CEE/PR recebe o Matemático e escritor Celso José Costa 21/02/2025 - 13:24

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes e demais Conselheiros e servidores receberam, durante a 1.ª Reunião Ordinária de 2025, a visita do renomado matemático e escritor Prof.º Celso José da Costa que abordou sobre sua carreira na matemática e na literatura.

 

Celso José da Costa, é bicho do Paraná, nascido em Santo Antônio da Platina, fez seus estudos da Educação Básica no ensino público do norte pioneiro. E aos 18 anos seguiu seus estudos na capital paranaense e depois no Rio de Janeiro. Amplamente reconhecido por sua contribuição à matemática, especialmente pela descoberta da Superfície Costa. Com um doutorado obtido no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro em dezembro de 1982, Costa se destacou ao provar a existência de uma superfície mínima e completa no espaço euclidiano tridimensional, a qual leva o nome de “Superfície Costa”, com isso resolveu um problema de 206 anos de existência.

 

Após concluir seu doutorado, Costa expandiu sua formação acadêmica com um estágio de pós-doutorado na Universitè de Paris VII, na França, entre 1986 e 1987. Também atuou como professor visitante em renomadas instituições francesas, como a Universitè de Chambery e a Universitè de Grenoble, entre 1987 e 1989. Em 1989, assumiu o cargo de Directeur de Recherches do CNRS, consolidando ainda mais sua carreira internacional.

 

Atualmente, o matemático exerce a função de professor titular na Universidade Federal Fluminense, onde lidera um ativo grupo de pesquisa em geometria diferencial. Seu trabalho se concentra na construção e classificação de superfícies mínimas completas, além de superfícies completas imersas em diversos espaços de formas. E é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, foi Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

 

A presença de Costa na reunião foi um convite à reflexão sobre a importância da matemática na educação e na formação de novos pensadores. A interação entre a matemática e a literatura, outro campo em que o professor se destaca, foi ressaltado como um caminho promissor para o desenvolvimento educacional interdisciplinar. Os livros de sua autoria nominados “A vida misteriosa dos matemáticos” e “A arte de driblar destinos” foram apresentados no viés da proposta de interatividade da matemática com a literatura.

Para o Conselheiro João Carlos Gomes, a palestra do matemático não apenas iluminou o caminho da matemática, mas também fez uma intersecção fascinante com a literatura, proporcionando uma reflexão valiosa sobre a importância do conhecimento interdisciplinar. “A visita de Celso José Costa ao CEE/PR representa não apenas um reconhecimento de sua obra, mas também uma oportunidade para inspirar novas gerações a explorarem as infinitas possibilidades que a matemática e a literatura têm a oferecer”, afirmou Gomes.