CEE/PR recebe a visita do Secretário de Educação e do Esporte do Paraná 11/11/2022 - 10:40
O Presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes, demais Conselheiros Titulares e servidores receberam, durante a 10.ª Reunião Ordinária, a visita do Secretário de Educação e do Esporte do Estado do Paraná, Renato Feder, para abordar Programas e Projetos que estão sendo realizados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) em 2022 e aqueles que serão executados em 2023.
Segundo Renato Feder, dentre o trabalho desenvolvido pela SEED/PR neste ano de 2022 destaca-se o Programa Formadores em Ação. Este é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela SEED/PR e dividido em jornadas de formação. Cada professor-formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Podem participar do grupo de estudos todos os professores da Rede Estadual de Ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.
Outro programa desenvolvido com sucesso é a plataforma de “Inglês Paraná”, disponível aos alunos do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e aos professores da disciplina de Língua Inglesa da Rede Pública Estadual. O Programa nasceu da relevância do ensino da Língua Inglesa no mundo contemporâneo, em especial no que diz respeito à inserção dos estudantes no mercado de trabalho e na importância de possibilitar acesso às informações vindas de todas as partes do mundo, e conta com uma plataforma que oferece um curso on-line completo de Língua Inglesa, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR), contemplando habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa do currículo nacional.
O Secretário de Estado da Educação e do Esporte também salientou o desenvolvimento da plataforma “Redação Paraná”, que trabalha produção textual de forma integrada com o professor. A inteligência artificial corrige a estrutura da língua gramatical e o professor fica responsável em corrigir a parte discursiva e subjetiva da redação elaborada pelo aluno. O objetivo da plataforma é oferecer ferramenta tecnológica adequada aos alunos para que eles possam elaborar produções textuais cada vez melhores, treinando, aperfeiçoando e melhorando, tanto a parte escrita, como o desenvolvimento de ideias e argumentação no texto, visando a alcançar melhores resultados em futuras redações e avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares em geral, bem como disponibilizar ao professor um recurso tecnológico colaborativo para que ele possa visualizar a evolução das produções textuais dos alunos de forma rápida e otimizada. Todos os alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como professores da disciplina de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual podem fazer uso desse programa.
A SEED/PR também usa uma ferramenta tecnológica para auxiliar na gestão dos diretores e coordenadores das escolas, Business Intelligence (BI) ou Inteligência Empresarial. Por meio dessa ferramenta é possível para acompanhar a evolução do estudo dos alunos, seu rendimento e frequência nas aulas. O BI se destaca, principalmente, como recurso para identificar os problemas e encontrar estratégias para saná-los, permitindo, dessa forma, fazer diagnósticos do ensino público paranaense.
Na ocasião, Renato Feder ressaltou o retorno do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que promove a formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino, suspenso desde 2016, e que foi ativado pela Lei Complementar n.º 241/2021 com novo formato, permitindo ao professor fazer a formação em EaD. Foram abertas 2 mil vagas para a formação continuada em 2022. A partir dessa formação, os professores têm a possibilidade de avançar na carreira. Também destacou o Processo Seletivo Simplificado para professores atuarem na Rede Pública Estadual do Paraná, o qual teve a inovação da prova didática, além da prova objetiva, e atingiu cerca de 50 mil inscritos para o concurso deste ano.
Para o ano de 2023, uma das metas é investir no aprendizado de Matemática dos alunos e no Projeto de Leitura. Neste, foram investidos 30 milhões em compras de livros digitais para formar a biblioteca digital que será disponível a todos os alunos. No Ensino Médio, haverá aulas de oratória, liderança, empreendedorismo, robótica e biotecnologia.
O projeto Piloto Parceiro da Escola é outra ação da SEED/PR para contribuir com a qualidade de ensino em 2023. A proposta consiste na contratação de empresas especializadas na gestão de instituições de ensino, para que elas ofereçam apoio na gestão administrativa de colégios da rede estadual. Elas serão responsáveis por questões como infraestrutura, merenda, uniforme, contratação de funcionários (exceto QPMs e QFEBs, que permanecem em suas funções) e demais processos administrativos. Além disso, a empresa parceira também poderá disponibilizar material didático adicional (caso aprovado pela direção pedagógica da instituição). Serão contempladas pelo projeto 27 escolas na região da Grande Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, que correspondem a 1,2% da rede estadual de ensino. E a partir destas será possível identificar quais pontos do projeto foram bem-sucedidos e quais precisarão de aperfeiçoamento posteriormente.
Os critérios adotados para escolher as escolas foram os menores índices de notas no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), frequência escolar e utilização das plataformas de aprendizagem da SEED/PR, como Redação Paraná e Inglês Paraná. O diretor pedagógico continuará focado no aluno e no aprendizado, podendo se dedicar integralmente às questões pedagógicas da escola. A empresa credenciada fará apenas o apoio e a supervisão da gestão administrativa. Não haverá qualquer impacto financeiro para o diretor e para os funcionários concursados, os quais permanecerão vinculados e subordinados ao Estado. Os professores, pedagogos e outros profissionais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que forem contratados pela empresa parceira deverão, obrigatoriamente, receber remuneração (salário + benefícios) igual ou superior ao que recebiam no Estado.
O estudante continuará tendo o direito de participar dos programas de bolsa do Governo, como Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (FIES), pois a escola continuará pública. “Os alunos continuarão tendo acesso gratuito às refeições uma vez que é expressamente vedada a cobrança de qualquer valor aos alunos, as aulas no contrarruptura serão mantidas e as matrículas permanecem igual ao processo atual realizado pela SEED”, explicou Feder.
A parceira escolhida terá que possuir no mínimo 5 mil estudantes em instituições próprias nos últimos três anos e média no ENEM 2019 acima dos 550 pontos. Além disso, deve passar pela aprovação da comunidade escolar antes da assinatura do contrato, caso contrário este não se concretizará. O projeto “Parceiro da Escola” será fiscalizado pelo Serviço Social Autônomo PARANÁEDUCAÇÃO, pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Ministério Público (MP).
O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, parabenizou pelo trabalho significativo que o Secretário Renato Feder e sua equipe vem desenvolvendo na educação paranaense, citando como exemplo, a grande conquista do primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo Ensino Médio.