CEE/PR recebe a visita do novo Secretário Estadual de Educação do Paraná 09/02/2023 - 14:25

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, recebeu a visita do novo Secretário de Estado da Educação e Conselheiro Suplente, Prof.º Roni Miranda Vieira, durante a 1.ª Reunião Ordinária de 2023, com o objetivo de apresentar os projetos de trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) para a rede de ensino pública estadual para o ano corrente e entregar 16 computadores ao Órgão.

Segundo o Secretário, dentre o trabalho desenvolvido pela Seed está o programa Ganhando o Mundo – um Intercâmbio Internacional instituído pela Lei Estadual nº 20.009/2019, criado para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os objetivos do programa são: ampliar o repertório cultural e acadêmico; permitir a vivência e experiência na realidade de outros países; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná; e potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da língua inglesa. A seleção é pela média de notas e frequência. O estudante deve ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e frequência maior ou igual a 85%.  Em 2022, o programa enviou 200 alunos para o Canadá e Nova Zelândia. Em 2023, a meta é enviar 1000 alunos para países de língua inglesa.

O Secretário também destacou que 40 alunos da França desembarcarão no Paraná em julho deste ano para fazer intercâmbio na rede pública estadual e 40 alunos paranaenses irão à França para troca recíproca no aprendizado da língua. E em 2023, a Seed também realizará o programa Ganhando o Mundo Professor. A proposta é proporcionar aos docentes da rede pública estadual um intercâmbio no Canadá e na Finlândia, com a finalidade de aperfeiçoar a língua e conhecer outros paradigmas educacionais.

Outro Programa  importante para a educação da rede pública estadual, que está sendo desenvolvido,  é a Robótica Paraná, com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos. As aulas de Robótica são oferecidas, inicialmente, para alunos do Ensino Médio, mas com perspectiva para oferta no Ensino Fundamental II. O Programa, que já atendeu 200 mil alunos, atualmente é ofertado como aula extracurricular no contraturno em mais de 250 colégios e em 25 escolas com Educação em Tempo Integral. A disciplina faz parte do itinerário formativo de Matemática e Ciências da Natureza na 2ª série do ensino médio e é estendida a todas as escolas de Tempo Integral.

O conteúdo de Robótica é dividido em três módulos de 42 aulas. No primeiro, é trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprendem sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro é a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.

A Educação Profissional também é destaque na rede pública estadual, ressaltou o Secretário. Segundo ele,  cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Jogos Digitais e Agronegócio somaram 70 mil alunos matriculados entre 14 e 18 anos. Outra área que se evidenciou na Educação Profissional foi a de Programação, que alcançou 410 mil alunos entre 13 a 18 anos e contempla o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos nossos estudantes que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais. Para o desenvolvimento das tecnologias digitais, a Seed possui um programa de investimento de 111 milhões de reais, dos quais parte desse recurso foi destinado à compra de 59 mil computadores que estão sendo distribuídos nos estabelecimentos de ensino da rede.

Roni Miranda Vieira também ressaltou que o apoio aos municípios, por meio das plataformas educacionais, kits de livros e equipamentos diversos, é importante para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, equitativa e democrática. Para isso, a Seed investirá cerca de 4 milhões para estender essas ferramentas pedagógicas aos municípios.

Além disso, vários projetos que contribuem para a qualidade da educação básica da rede pública estadual estão em andamento, dentre eles o Leia Paraná, que disponibiliza um acervo bibliográfico virtual com mais de 10 mil livros. Outro projeto importante é o PISA Paraná, um programa internacional de avaliação comparada, desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e nacionalmente pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, aplicado ao estudante da 7ª série em diante, realizado a cada 3 anos, abrange 3 domínios do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências, e tem como objetivo colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem desses alunos.

Além desses, há o Programa Mais Merenda, que começou como um projeto-piloto  durante a pandemia e foi ampliado para toda a rede estadual de ensino. Agora, todos os estudantes da rede têm as três refeições servidas diariamente nas escolas e os alimentos fazem parte da agricultura familiar.

Na ocasião, o Secretário informou que a infraestrutura das escolas também serão contempladas.  “Salas de madeiras serão substituídas por alvenaria, além disso o transporte escolar também recebeu investimento de 340 ônibus novos em 2022 e mais 220 que serão entregues em 2023”, disse Vieira.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, parabenizou o novo Secretário por continuar a desenvolver o trabalho inovador e progressista iniciado na gestão anterior em prol da melhoria da educação paranaense.