CEIF participa de Palestra na Undime sobre a IV CONAE – Fase Municipal 06/05/2022 - 08:52

A Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF), Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, participou, a convite da Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime/PR) e também da CEIF, Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva, juntamente com os Conselheiros integrantes daquela Câmara e dos técnicos do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) que assessoram a referida Câmara, de uma palestra na sede da Undime/PR, que expôs como as etapas municipais da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE), que tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, têm sido realizadas no estado do Paraná.

Durante a palestra, a Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva expôs, a exemplo de como acontece as etapas municipais da IV CONAE no estado do Paraná, a etapa que aconteceu no formato online na cidade de Apucarana em abril de 2022. Nesta etapa, profissionais da área e representantes da sociedade civil refletiram sobre o tema da CONAE/2022 e fizeram contribuições. Esteve presente o Prefeito do município de Apucarana, Junior da Femac, o qual afirmou que o município pode contribuir amplamente para o planejamento da educação nacional, uma vez que Apucarana recebeu o prêmio Band Cidades Excelentes como a cidade brasileira que oferta a melhor formação básica às suas crianças. Além do prefeito, estiveram presentes o professor Daniel Fernando Matheus Gomes, diretor do campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), representando o segmento do Ensino Superior, o qual destacou a importância do planejamento e da soma de esforços para a melhoria da qualidade da educação, e o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Vladimir Barbosa da Silva, o qual informou que a próxima etapa da IV Conferência Nacional de Educação está agendada para o dia 6 de maio, a partir das 8 horas, no auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Apucarana. Para essa etapa, espera-se uma participação expressiva dos professores e dirigentes municipais de educação das dezesseis cidades que compõem a área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Apucarana.

Os três principais eixos debatidos na atual edição da CONAE são a implantação do Sistema Nacional de Educação (SNE), a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034 e a tecnologia e a conectividade a serviço da educação. “A conferência é um espaço democrático, aberto pelo poder público, para que toda a sociedade possa opinar e participar do desenvolvimento da educação brasileira. A etapa municipal foi bastante proveitosa em Apucarana”, avaliou Marli Regina Fernandes da Silva.
A Presidente da CEIF, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, disse que a participação da Câmara nessa palestra que expôs como se dá as etapas Municipais da IV CONAE no estado do Paraná foi muito importante, pois a CEIF  trabalha com as questões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, abordando, por exemplo, a estrutura e condições de oferta da Educação Infantil no estado do Paraná (redes municipal e privada) e o estudo sobre o fluxo dos estudantes no Ensino Fundamental, com análise da trajetória nos anos iniciais e comparação com os anos finais.

Presentes - Ozélia de Fátima Nesi Lavina, Marli Regina Fernandes da Silva, Carlos Eduardo Sanches, Clemencia Maria Ferreira Ribas, Jacir Bombonato Machado, Marise Ritzmann Loures, Renta Lopes, Stela Celli, Joceli Terezinha Vani Maciel.