CEIF visita Escolas de Tempo Integral 27/04/2023 - 13:53

A Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental(CEIF) do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Conselheira Ozélia de Fatima Nesi Lavina, a Vice-Presidente do CEE/PR, Clemencia Maria Ferreira Ribas e demais membros titulares da referida câmara e seus respectivos assessores visitaram duas escolas municipais e uma estadual, que funcionam em tempo integral no município de Curitiba, a fim de aprofundar seus conhecimentos a respeito da educação em tempo integral.

As visitas foram realizadas nas escolas municipais Francisco Klemtz, Papa João XXIII, Madre  Carmela de Jesus e no Colégio Estadual Paula Gomes. As Escolas de Tempo Integral (ETI) na Rede Pública Estadual do Paraná tiveram início em 2012 em cinco estabelecimentos de ensino. Hoje, somam 253 instituições, que atendem cerca de 21 mil alunos. O principal objetivo é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando uma nova organização pedagógica do tempo escolar, que visa garantir a formação integral dos estudantes, bem como o seu Projeto de Vida, levando em consideração suas especificidades, sua história e sua cultura. A ETI da Rede Pública Estadual propõe um currículo integrado, organizado em uma Matriz Curricular, que conta com componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e componentes curriculares da parte diversificada, cujos fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos possibilitam aprendizagens significativas. Na ETI, os estudantes passam nove horas diárias nas intuições de ensino, dedicando tempo às aulas e atividades extras, com intervalos de uma hora, e os professores trabalham 40 horas semanais na mesma instituição.

Já a Rede Municipal de Educação (RME) de Curitiba iniciou as primeiras discussões sobre a ampliação da jornada escolar na década de 1980, que culminaram com a elaboração do Projeto Educação Integrada em Período Integral e a implantação de oito Escolas de Tempo Integral (ETIs). A proposta tinha por objetivo a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, a diminuição dos índices de evasão escolar e repetência dos estudantes.

Atualmente, a RME de Curitiba possui 185 escolas com Educação Integral em tempo ampliado, mas o objetivo é que até 2024 a oferta seja para todas as unidades, configurando 100% das escolas com pelo menos uma turma com Educação Integral em tempo ampliado, que pode ser ofertada de quatro maneiras: pelos Centros de Educação Integral (CEIs), que são as escolas construídas especificamente para a Educação Integral; pelas Escolas com oferta de tempo integral, que são as unidades escolares que se tornaram integrais para o atendimento da demanda da comunidade; pelas Unidades de Educação Integral (UEIs), que são espaços vinculados a uma unidade escolar para a oferta do tempo ampliado sem que haja a redução do número de vagas disponibilizadas na escola (situados em locais próximos às unidades escolares a que são vinculadas); e pelas Unidades de Educação Integral Integradas (UEIIs), que são espaços semelhantes aos descritos das UEIs, com o diferencial da amplitude do local escolhido e da vinculação a mais de uma unidade escolar. Nesses espaços, são ofertadas aulas de robótica, programação e também de gastronomia, artesanato, costura e customização, as quais fazem parte do Programa Mãos na Massa.

Para a Secretária Municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, o conceito de Educação Integral se relaciona com uma educação mais ampla, que tem como principal característica a formação plena do sujeito-estudante. “Assume um caráter contemporâneo e dinâmico que valoriza aspectos singulares das infâncias e juventudes, compreendendo e colaborando para as oportunidades de uma escola, na perspectiva de formação global”, afirmou Bacila.

A ampliação do tempo de permanência do estudante na escola tem como perspectiva a promoção de oportunidades educacionais, o enfrentamento das desigualdades, a relação com diferentes espaços da cidade, com seus agentes e espaços educativos. A Educação Integral em Tempo Ampliado privilegia todas as áreas do conhecimento  em suas diferentes dimensões, de maneira articulada e permanente, rompendo com a fragmentação, dando sentido às trajetórias, experiências e relações dos estudantes com o meio social e a totalidade humana.

Segundo a Gerente da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, Michele Tais Faria Feliciano, na RME de Curitiba a Educação Integral em Tempo Ampliado é trabalhada por meio de práticas Educativas que objetivam a qualificação do tempo e do espaço dos estudantes, visando proporcionar o letramento em todas as áreas, ampliando seus conhecimentos e aprofundando a compreensão leitora, a escrita, a oralidade, as habilidades matemáticas, a arte, o movimento, a cultura, a educação ambiental, a ciência e a tecnologia e os saberes sobre a sociedade.

As práticas educativas propostas no Tempo Ampliado da RME são: Práticas Artísticas, Práticas de Ciência e Tecnologia, Práticas de Educação Ambiental, Práticas de Língua Portuguesa, Práticas de Matemática e Práticas de Movimento. Para o desenvolvimento dessas práticas, a metodologia proposta é a Oficina Pedagógica, que incentiva o protagonismo e a criatividade dos professores e estudantes na construção e ampliação de seus saberes.

Os profissionais que atuam nas unidades escolares recebem formação dos especialistas e pedagogas da Gerência da Educação Integral, que utiliza como norteador o Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado, também disponível ao público.

Para a Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do CEE/PR, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, a visita às Escolas de Tempo Integral contribuirá significativamente para o trabalho da Câmara, trazendo qualidade e celeridade nas ações em prol da educação em tempo integral.
 


Presentes: Secretária Municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila; Gerente da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME-Curitiba), Michele Tais Faria Feliciano; Assistente Pedagógica da Gerência da Educação Integral da SME-Curitiba, Luciana Irene Franco Nishimua de Lima; Chefe do Núcleo Regional do Portão da SME-Curitiba, Suzana Andreia Galeazzi; Assessora da Secretária Municipal de Educação de Curitiba, Karina Rei Kos; Chefe de Gabinete da SME-Curitiba, Luciana Faria; Coordenadora da Unidade de Educação Integral do Portão (SME-Curitiba), Cristiane Marques; Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) e membro da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF), Conselheira Clemencia Maria Ferreira Ribas; Presidente da CEIF, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina; Conselheiros membros da CEIF – Flávio Vendelino Scherer, Marise Ritzmann Loures, Mário Cândido de Athayde Júnior e Marli Regina Fernandes da Silva –; Assessoras pedagógicas do CEE/PR Beatriz Amaral Ferreira da Silva, Izabelle Ricardo Ramos Mayerle, Joceli Terezinha Vani Maciel, Mary Stela Kovalhuk Cotrim da Silva, Renata Cristina Lopes e  Stela Maria Silva Celli.