CEMEP Estuda a Implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio 06/05/2019 - 10:50
A Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio(CEMEP), presidida pelo Conselheiro Oscar Alves, iniciou um ciclo de estudos sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, com o objetivo de contribuir na implantação do Novo Ensino Médio no Estado do Paraná.
A rede estadual de ensino tem até 2024 para se adequar à Base Nacional Comum Curricular – Etapa Ensino Médio. Já o Enem deverá refletir as mudanças homologadas a partir de 2021, e na modalidade Educação a Distância (EaD) será opcional.
O documento, homologado em 14 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação, regula as mudanças feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dentre elas estão a divisão da carga horária de ensino em duas partes: a primeira segue a Base Nacional Comum Curricular; a segunda é dividida nos chamados "itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias”, que abrangem quatro áreas de conhecimento: 1) matemática e suas tecnologias; 2) ciências da natureza e suas tecnologias; 3) ciências humanas e sociais aplicadas; 4) formação técnica e profissional.
O Conselho Nacional de Educação emitiu o Parecer n.º 3/2018 – CNE/CEB, de 08 de novembro de 2018, o qual trata da Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na LDB pela Lei nº 13.415/2017. A presente proposta de atualização se faz necessário tanto para a efetiva implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio, quanto para a própria implantação da Reforma do Ensino Médio proposta pela Lei n.º 13.415/2017.
A atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser observada por todos os Sistemas de Ensino e por todas as instituições e redes escolares, públicas e privadas a elas vinculadas, na organização de seus currículos e na construção dos respectivos projetos pedagógicos.
O referido Parecer n.º 3/2018 – CNE/CEB também traz um projeto de Resolução que contempla a definição dos seguintes termos: Formação Integral; Formação Geral Básica; Itinerários Formativos; Unidades Curriculares; Habilidades; Arranjo Curricular; Diversificação; Sistemas de Ensino; Redes de Ensino; Ambientes Simulados; Formações Experimentais; Aprendizagem Profissional; Qualificação Profissional; Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio; Programa de Aprendizagem; Certificação Intermediária e Certificação Profissional.
Membros da CEMEP - Oscar Alves (Presidente), Shirley Augusta de Sousa Piccioni (Vice- Presidente), Ana Seres Trento Comin, Ivo Both, Sandra Teresinha da Silva e Taís Maria Mendes.
A rede estadual de ensino tem até 2024 para se adequar à Base Nacional Comum Curricular – Etapa Ensino Médio. Já o Enem deverá refletir as mudanças homologadas a partir de 2021, e na modalidade Educação a Distância (EaD) será opcional.
O documento, homologado em 14 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação, regula as mudanças feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dentre elas estão a divisão da carga horária de ensino em duas partes: a primeira segue a Base Nacional Comum Curricular; a segunda é dividida nos chamados "itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias”, que abrangem quatro áreas de conhecimento: 1) matemática e suas tecnologias; 2) ciências da natureza e suas tecnologias; 3) ciências humanas e sociais aplicadas; 4) formação técnica e profissional.
O Conselho Nacional de Educação emitiu o Parecer n.º 3/2018 – CNE/CEB, de 08 de novembro de 2018, o qual trata da Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na LDB pela Lei nº 13.415/2017. A presente proposta de atualização se faz necessário tanto para a efetiva implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio, quanto para a própria implantação da Reforma do Ensino Médio proposta pela Lei n.º 13.415/2017.
A atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser observada por todos os Sistemas de Ensino e por todas as instituições e redes escolares, públicas e privadas a elas vinculadas, na organização de seus currículos e na construção dos respectivos projetos pedagógicos.
O referido Parecer n.º 3/2018 – CNE/CEB também traz um projeto de Resolução que contempla a definição dos seguintes termos: Formação Integral; Formação Geral Básica; Itinerários Formativos; Unidades Curriculares; Habilidades; Arranjo Curricular; Diversificação; Sistemas de Ensino; Redes de Ensino; Ambientes Simulados; Formações Experimentais; Aprendizagem Profissional; Qualificação Profissional; Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio; Programa de Aprendizagem; Certificação Intermediária e Certificação Profissional.
Membros da CEMEP - Oscar Alves (Presidente), Shirley Augusta de Sousa Piccioni (Vice- Presidente), Ana Seres Trento Comin, Ivo Both, Sandra Teresinha da Silva e Taís Maria Mendes.