CEMEP estuda a implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Paraná 19/07/2019 - 15:10
Os membros e as assessoras pedagógicas da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP) receberam, na sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), no dia 09 de julho de 2019, o Coordenador Estadual da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, o chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), Prof. Jailson da Silva Neco, e a Pedagoga Eliete de Lara Constante Serafim, do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed, para estudar a implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio no Estado.
Para o Prof. Tiago Rocha, a maior alteração realizada na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é o fato da Formação Geral Básica passar de 2.400 horas para 1.800 horas, acrescidas de 1.200 horas de Itinerários Formativos, os quais poderão ser constituídos de aprofundamento das habilidades da BNCC.
Um diagnóstico do Censo Escolar 2018 mostra que no Paraná o Ensino Médio Regular das redes públicas estadual e municipal e da rede privada tem 424.898 matrículas, enquanto a Educação Profissional Regular tem 132.610 alunos. Com base nestes dados, a equipe de implementação da BNCC esboçou em três partes o Referencial Curricular do Paraná – Etapa Ensino Médio: Organização Curricular para o Ensino Médio Paranaense com Base nas Competências Gerais da BNCC; Formação Geral Básica (que tratará do texto curricular sobre a relevância do componente, seus fundamentos teórico-metodológicos e avaliação); Itinerários Formativos à luz da Educação Paranaense (onde serão aplicados dois itinerários por área de conhecimento).
Para o desenvolvimento do Referencial Curricular do Paraná serão levadas em consideração a interdisciplinaridade, a contextualização e a especificidade, além de desenvolver estratégias respaldadas no protagonismo do estudante, em que o discente terá conhecimento dos campos de atuação social que o componete curricular pode exercer.
A equipe de implementação da BNCC ressalta que o trabalho em função das habilidades poderá exigir um esforço maior do que o realizado no documento do Ensino Fundamental, pois nem todas as habilidades por área são claras a respeito do que se deve ser desenvolvido nos currículos e a distribuição da carga horária de 1.800 horas dos demais componentes curriculares na Formação Geral Básica depende de definir a carga horária para Língua Portuguesa e Matemática.
O Presidente da CEMEP, Conselheiro Oscar Alves, ressaltou a importância do trabalho que a equipe da BNCC têm desenvolvido no estado do Paraná e destacou a parceria entre o CEE/PR e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para implementação do Novo Ensino Médio, que será um divisor de águas na educação parananese.
Membros da CEMEP – Oscar Alves (Presidente), Shirley Augusta de Sousa Piccioni (Vice-Presidente), Ana Seres Trento Comin, Jacir José Venturi, Sandra Teresinha da Silva e Taís Maria Mendes.
Membros da CEMEP – Oscar Alves (Presidente), Shirley Augusta de Sousa Piccioni (Vice-Presidente), Ana Seres Trento Comin, Jacir José Venturi, Sandra Teresinha da Silva e Taís Maria Mendes.