CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA – III CEPIAL 30/07/2012 - 13:50

Representando o Conselho Estadual de Educação do Paraná, Dr. Oscar Alves, esteve participando efetivamente do CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA – III CEPIAL, primeiramente na sua abertura, ocorrida no Teatro Guaíra, dia 16 de julho de 2012, às 20h, e depois no dia 18 de julho de 2012, das 14h às 17h, na Assembleia Legislativa do Paraná, ao lado das autoridades abaixo mencionadas, quando ocorreu o encontro sobre o Plano Nacional de Educação para o debate do tema. Presentes:

Senador Roberto Requião, Presidente da Comissão de Educação do Senado
Deputado Federal Angelo Vanhoni, Relator do PNE na Câmara
Deputado Estadual Professor José Lemos, Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Interestaduais da Assembleia Legislativa;
Professora Maria Amélia Sabbagg Zainko, Representante do Reitor da Universidade Federal do Paraná Zaki Akel Sobrinho;
Professor Dr. Oscar Alves, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná;
Professor Dr. Décio Sperandio , Representante do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto;
Professor Alysson Augusto Padilha , Vice -Presidente da Undime - Pr
Professora Marlei Fernandes de Carvalho, Presidente da APP – Sindicato

Após o relatório do Deputado Federal Ângelo Vanhoni, relator do Projeto de lei do PNE, na Câmara, o Senador Roberto Requião e os demais membros da Mesa de Debate fizeram suas considerações sobre as necessidades da Educação no Brasil e os pontos essenciais que devem conter o PNE , para melhorar a qualidade da Educação, o Presidente do CEE/PR abordou a questão da seguinte maneira:

“ Os indicadores nacionais e internacionais demonstram que a educação no Brasil é de má qualidade e que a posição do Brasil no cenário internacional é vergonhosa. Enquanto na economia, o Brasil ocupa um honroso 8º lugar, no desenvolvimento social e na área da educação , estamos em companhia dos países mais atrasados do mundo.
Os países Finlândia , Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Canadá, Espanha, Inglaterra, Suécia, e outros estão entre os que mais investem na educação e conseguiram um excelente nível de desenvolvimento social.

A O.C.D.E (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico), fez uma pesquisa para saber quais fatores que foram mais importantes para que esses países conseguissem esse nível de desenvolvimento. O resultado da pesquisa indicou os seguintes fatores:

1- PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE NA ESCOLA:
Aqui deveríamos incentivar os conselhos escolares e promover maior autonomia das escolas.

2- VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES:
O papel dos professores é fundamental no processo de ensino/aprendizagem. O salário dos professores, especificamente, do ensino básico é ridículo: Piso salarial nacional dos professores indicar um valor de RS 1451,00 reais ( que é pago por menos da metade dos estados brasileiros), sem falar no terço da carga horária para planejamento e preparo das aulas que poucos estados estão cumprindo. Discordamos da proposta do deputado Ângelo Vanhoni que propõe um valor de RS2.800,00, para 40 horas, no fim da década. Isto é muito pouco. Necessitamos equiparar o salário dos professores, com nível de graduação superior, às demais profissões de graduação superior. Além do salário é fundamental proporcionar aos professores melhores condições de trabalho. Aqui destacamos além da segurança, uma melhor formação inicial e uma formação permanente e continuada, para que os professores possam se qualificar nas competências e habilidades no uso das novas tecnologias para melhor despertar a “ curiosidade em aprender dos alunos” como falava Paulo Freire.
Assim como se faz na Coreia do Sul devemos incentivar e selecionar os melhores alunos do Ensino Médio para ingressarem nos cursos de licenciaturas, para termos os melhores profissionais se formando para a educação.

3- GESTOR ESCOLAR
Algumas exigências serão necessárias para termos melhores gestores escolares:
a) ser professor há algum tempo, portanto, com maior experiência;
b)criação da carreira do gestor escolar privilegiando o mérito;
c) formação específica continuada;
d) participação dos conselhos escolares nas escolhas desses gestores de carreira própria.


4 – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO:
Os países mencionados que conseguiram melhorar a qualidade da educação investiram durante uma geração 25 anos 9 a 10% do PIB .hoje, depois do nível de desenvolvimento conseguido , não necessitam mais desse volume de investimento, mas mesmo assim, continuam aplicando mais do que o nosso Brasil investe atualmente. O nosso conselho de educação do Paraná propôs ao Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação que aprovou por unanimidade, a proposta, que já apresentamos ao deputado Ângelo Vanhoni.:
“Considerando que neste ano de 2012 o Brasil, deverá investir 5% do PIB nacional em Educação ;
Considerando que o Plano Nacional de Educação, Decenal, deverá vigorar de 2013 à 20122 propomos:
- Que a cada dois anos do PNE, o Brasil deverá incrementar o investimento na educação de 01%,, isto é, 0,5% ao ano.

2014 = 06%
2026= 07%
2018 = 08%
2020= 09%
2022 = 10%

Somente assim conseguiremos retirar o nosso povo dessa situação trágica em que se encontra no seu desenvolvimento social. A educação de má qualidade , está como pano de fundo nesse quadro social dramática que presenciamos em nosso país”.

Ao término da sessão e depois de ser muito aplaudido o Presidente, em entrevista aos repórteres, voltou a reiterar seu discurso: “ Precisamos, realmente, não só de uma reforma básica educacional para alavancar o desenvolvimento social do nosso povo, mas de uma verdadeira revolução na educação. Isto só se faz com pessoas comprometidas e sobretudo corajosas. Para isto conclamamos os sonhadores e idealistas para essa luta sem tréguas”.

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