CONSOCIAL 13/03/2012 - 14:10

Na abertura, na noite desta segunda-feira (12/03), da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social , no Centro de convenções de Curi tiba, o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Dr Oscar Alves, entregou ao Presidente do Consocial, Dr Mauro Munhoz, um anteprojeto para a criação do Conselho Estadual de Transparência e Controle Social ( Cetracons), que o Governador Carlos Alberto Richa deverá encaminhar à Assembleia Legislativa .
Do evento, participaram , cerca de 600 representantes. Deste total, 540 pessoas são delegados eleitos nas fases regionais da conferência. Dentre as autoridades participantes, a Conferência contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Estadual Valdir Rossoni, dos secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e da Fazenda Luiz Carlos Hauly, do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo e do Padre Aparecido.
No encontro, que prossegue até quarta-feira no Centro de Convenções de Curitiba, serão escolhidas as propostas que o Paraná vai levar para a Conferência Nacional, prevista para maio, em Brasília, com os delegados escolhidos que representarão o Estado.
Nesta etapa serão discutidas as sugestões geradas nas 17 conferências anteriores, que foram promovidas pela Secretaria Estadual de Controle Interno e Tribunal de Contas do Estado desde outubro de 2011. “O trabalho é destinado a aproximar a população da gestão pública”, explica o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz. Segundo ele, a participação popular vai estimular os gestores a aumentar a transparência de seus atos.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Guimarães, afirmou que o crescimento da participação popular na fiscalização dos atos públicos vai exigir que os órgãos de controle adotem linguagens mais claras e acessíveis. “É evidente que está nascendo um novo conceito de cidadania”, declarou ele na abertura da Conferência.
Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Educação “o sucesso da conferencia Estadual deve-se , principalmente, à participação das entidades civis e dos conselhos estaduais de políticas públicas”. Por outro lado, “gostaria de exaltar o espírito democrático do Secretário Mauro Munhoz e a eficiência de sua equipe” salientou o presidente do conselho Estadual de Educação do Paraná.